NASA Apresenta Novo Rover Para Buscar Água na Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (27/10) no site do Sputnik News Brasil, destacando que a NASA apresentou seu Novo Rover para buscar água na Lua.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Apresenta Novo Rover Para Buscar Água na Lua (VÍDEO)

Sputnik News Brasil
27/10/2019 - 04:40
Atualizado em 27/10/2019 ás 04:51

© Foto / Programa Chinês de Exploração Lunar/ Administração Espacial Nacional da China


A agência espacial dos EUA pretende enviar o veículo à Lua para buscar e localizar depósitos de gelo na superfície lunar.

O projeto está previsto para dezembro de 2022, antes do programa Artemis, que teria como objetivo realizar uma nova missão tripulada à Lua em 2024. 

Segundo a NASA, o novo rover VIPER será do tamanho de um carrinho de golfe e portará quatro instrumentos científicos, entre os quais uma broca de um metro para obtenção de amostras de solo nas crateras e outras partes da Lua.


Além disso, o rover contará com um espectrômetro de nêutrons para a detecção de humidade. Com isso, o rover deverá coletar dados de diferentes tipos de ambientes da superfície afetados pela luz e pela temperatura.

Espera-se que o veículo colete dados durante aproximadamente 100 dias. Essa informação poderá ajudar na elaboração dos primeiros mapas com a localização dos recursos hídricos da Lua.

"Desde que foi confirmada a presença de água congelada lunar há 10 anos, a pergunta agora é se a Lua realmente poderia conter a quantidade de recursos que necessitamos para viver fora do nosso planeta. Este veículo móvel nos ajudará a responder muitas questões que temos sobre a localização da água e a quantidade que podemos utilizar", afirmou Daniel Andrews, gerente da missão.

"O VIPER nos dirá quais lugares possuem as concentrações mais altas [de água] e o quão profundo debaixo da superfície se deve ir para chegar até essas concentrações", ressalta Anthony Colaprete, especialista do projeto.

A NASA acredita que o recurso facilitaria a permanência dos humanos na Lua, já que forneceria oxigênio para respirar, que em conjunto com o hidrogênio, serviria ainda como combustível para os foguetes e outras naves.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com 

Comentário: Pois é leitor, mais um projeto lunar da NASA ligada a Missão Artemis que confirma o firme proposito do TIO SAM em não medir esforços para estabelecer definitivamente a sua presença na superfície lunar na próxima década. O Brasil pode, deve, tem a oportunidade e eu espero que seu o governo, Congresso e a sua sociedade compreenda a necessidade estratégica como nação de fazermos parte desta corrida, pois o mundo caminha para o espaço e não podemos ficar fora desta nova fronteira. Falar de projetos lunares para um programa espacial com os resultados pífios até hoje alcançados pelo nosso “Patinho Feio”, pode parecer uma grande utopia para o leitor, mas na verdade é só uma questão de querer realmente conduzir com competência, seriedade, foco, inovação e determinação este importante projeto para o Brasil, e em 10 anos tudo mudará, afinal isto já foi feito por outras nações, e também podemos fazer com mais competência e possibilidades se assim nos dedicarmos para tanto.

Comentários