Criticado Pela NASA, Elon Musk Promete Finalizar Espaçonave Crew Dragon em Breve

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (30/09) no site “Canaltech” destacando que criticado pela NASA, o Sr. Elon Musk promete finalizar sua espaçonave "Crew Dragon" em Breve.

Duda Falcão

Home - Ciência – Espaço

Criticado Pela NASA, Elon Musk Promete Finalizar Espaçonave Crew Dragon em Breve

Por Daniele Cavalcante 
Canaltech
Fonte:  CNN
30 de Agosto de 2019 às 23h40

A nave Crew Dragon, da SpaceX, pode estar pronta para levar astronautas da NASA ao espaço dentro de três a quatro meses. Ao menos essa é a promessa de Elon Musk, CEO da empresa. Esse é um momento aguardado com muita expectativa, pois será a primeira vez em quase uma década que seres humanos são enviados para a órbita terrestre a partir de solo americano. Desde o cancelamento do programa de ônibus espaciais da NASA em 2011, os lançamentos de tripulações à Estação Espacial Internacional (ISS) têm sido feitos pelo veículo russo Soyuz, mas esta parceria entre Rússia e EUA está chegando ao fim, e por isso a Crew Dragon é tão importante.

De acordo com Elon Musk, a empresa está "indo o mais rápido possível" para deixar a nave pronta para o voo, mas Jim Bridenstine, administrador da NASA, disse em uma entrevista que não está confiante nesse cronograma. Para ele, a agência espacial norte-americana provavelmente terá que comprar mais passagens nas espaçonaves fabricadas na Rússia em 2020, se os EUA quiserem continuar enviando seus astronautas à ISS.

Acontece que a Crew Dragon está alguns anos atrasada, e Bridenstine não está contagiado com o otimismo de Musk. Além da nave da SpaceX, a NASA está aguardando uma cápsula construída pela Boeing, a Starliner, que também está bem atrasada. A previsão original da NASA era que as espaçonaves de ambas as empresas estariam em funcionamento em 2017.

Embora a Crew Dragon tenha chegado à ISS com sucesso em uma missão de testes, em março, a SpaceX foi surpreendida com um imprevisto. A cápsula deveria lançar astronautas em julho, mas explodiu em abril durante um teste não-tripulado em solo de seu sistema de emergência, o que acabou atrasando ainda mais o cronograma. 

Troca de Farpas 


Na semana passada, Bridenstine criticou Musk no Twitter por fazer uma apresentação no Texas sobre o ambicioso foguete Starship, que pretende levar seres humanos à Lua e a Marte, enquanto a Crew Dragon ainda está atrasada. "Estou ansioso pelo anúncio da SpaceX", disse Bridenstine antes da apresentação. "Enquanto isso, o Commercial Crew [programa de desenvolvimento de tecnologia espacial financiado pelo governo dos EUA e administrado pela NASA] está anos atrasado. A NASA espera ver o mesmo nível de entusiasmo focado nos investimentos do contribuinte americano. É hora de entregar".

Em uma entrevista durante a apresentação do protótipo da Starship, Musk retrucou a crítica de Bridenstine, em tom de humor: "Ele disse Commercial Crew ou SLS?" O SLS, ou Space Launch System, é um foguete que a Boeing está construindo para a NASA, projeto que sofreu anos de atrasos e aumento de custos em bilhões de dólares.

Em resposta à provocação, Bridenstine disse reconhecer que "muitos contratados da NASA estão atrasados" e ele quer responsabilizar todos por atrasos. Ele também observou que a NASA gasta US$ 85 milhões por cada lugar na Soyuz para enviar astronautas norte-americanos à ISS, e questionou a SpaceX no Twitter porque quer garantir que as empresas parceiras do Commercial Crew Program estejam "focados nas coisas certas".

Além disso, o administrador da NASA se referiu à explosão da Crew Dragon como uma "falha catastrófica", acrescentando que uma das razões pelas quais ele é cético em relação à ideia de que a cápsula estará pronta dentro do prazo prometido por Elon Musk é porque o sistema de emergência atualizado ainda não foi testado. Por sua vez, Musk disse que uma espaçonave com o novo sistema de emergência chegaria à Flórida em outubro, para que possa ser submetida a testes finais. A Boeing ainda não lançou sua missão não-tripulada de demonstração da Starliner, vale lembrar.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, como eu disse em comentário anterior o Sr. Elon Musk precisa ainda demonstrar que está focado nos projetos que prometeu entregar a sociedade que representa, e deixar os holofotes e as polêmicas de lado. Não quero com isso dizer que não acredito que a sua equipe seja qualificada e capaz de realizar grandes feitos, muito pelo contrário, porém o seu comandante precisa ter mais foco, compromisso e seriedade e menos deslumbramento. A NASA tá de olho aberto para conversas fiadas e vai cobrar, e caberá a ele mostrar que está disposto a ser produtivo e eficiente, até porque o seu desafeto comercial tem demonstrado está com muito mais foco e menos deslumbrado. A sociedade americana está de olho, e irá cobrar resultados.

Comentários

  1. A empresa dele saiu da novidade. Agora é arregaçar as mangas ou perder para a concorrência.

    ResponderExcluir
  2. A Boeing está mais atrasada que a SpaceX. Nem lançou sua Starliner em voo de teste ainda. O próprio Elon Musk disse que apenas 5% da sua força de trabalho está dedicada aos ousados projetos relacionados à Starship, com o restante ainda focado no Falcon 9 e nas Dragons. E a NASA não tem tanta moral pra reclamar ao estar desde 2011 gastando 14 bilhões de dólares no SLS, um foguete antiquado que deve voar só em 2021.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, eu vou te contar um segredo, mas por favor não espalhe. Há nos EUA, especificamente para pesquisa de tecnologias, o que eles chamam de "black budget", que é um orçamento para pesquisas secretas de tecnologias classificadas. E este dinheiro geralmente sai de coisas deste tipo. SLS que nunca termina. Ora! SLS já é praticamente pronto! Ele nada mais é do que o STS (Shuttle) com algumas adaptações. O projeto era praticamente pronto para a construção, tanto de motores como de cilindros e outras partes. Não há mistério. Mesma coisa a capsula Orion. O orçamento da capsula Orion é de mais de 1 bilhão de dólares por ano, só que, que, que, pasme, a cápsula já está pronta! Então, eu acredito piamente, estes valores vão para as pesquisas secretas! Este trambolho ( como diz o Duda) chamado SLS provavelmente não vai a lugar algum. Ele é apenas um nome a algumas peças fotografadas para dar uma especifidade ao orçamento. Mas na verdade tais valores certamente vão para outros fins. Então não desanime. Eu acredito que, pelo potencial dos engenheiros de NASA e dos engenheiros aeroespaciais Americanos, no geral, que são extremamente capazes, logo logo eles apresentam algo surpreendente. Talvez um novo tipo de veículo espacial... quem sabe? Mas, bem, eu acredito que estes valores são redirecionados. SLS provavelmente nunca voará.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial