De Passagem Pelo Sistema Solar: de Onde Teria Vindo o 2º Visitante Interestelar?

Olá leitor! 

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (10/10) no site do Sputnik News Brasil, destacando que de passagem pelo Sistema Solar, de onde teria vindo este o 2º Visitante Interestelar?



Duda Falcão



CIÊNCIA E TECNOLOGIA



De Passagem Pelo Sistema Solar: de Onde Teria Vindo o 2º Visitante Interestelar?



Sputnik News Brasil

10/10/2019 - 07:35



CC0 / Kees Scherer



A origem do segundo cometa detectado de fora do Sistema Solar, inicialmente chamado C/2019 Q4 e agora renomeado 2I/Borisov, teria sido descoberta por pesquisadores.



O corpo celeste foi detectado em 30 de agosto pelo astrônomo amador Gennady Borisov, residente da Crimeia (Rússia), com a ajuda de um telescópio de 0,65 metro de diâmetro de fabricação própria.



Este cometa é o segundo objeto interestelar descoberto na história, depois do asteroide conhecido como Oumuamua, que foi avistado em 2017.



Em um novo estudo, uma equipe de cientistas poloneses tentou acompanhar a trajetória do cometa, o que os levou a um sistema binário de estrela anã vermelha localizado a 13,15 anos-luz de distância do Sol. O sistema é conhecido como Kruger 60 e está posicionado na constelação de Cepheus.



Objetos Interestelares



Está previsto que no dia 10 de dezembro 2I/Borisov se aproxime do nosso planeta a uma distância de 1,8 unidade astronômica (UA) e que permaneça cerca de seis meses dentro do Sistema Solar.



De acordo com uma simulação da trajetória prevista do cometa, ele passaria entre as órbitas de Júpiter e Marte.



Para Ye Quanzhi, astrônomo da Universidade de Maryland (EUA), a evidência de que o cometa se originou no Kruger 60 é bastante convincente, escreve o portal Live Science.



© Foto/ Observatório Gemini/ NSF / AURA

Cometa 2I/Borisov.


Segundo o cientista, a observação de objetos interestelares oferece uma oportunidade rara de estudar sistemas distantes.



Por outro lado, os autores do artigo apontam que seus resultados não podem ser considerados conclusivos, já que o processo de coleta de dados adicionais sobre a rota do 2I/Borisov pelo espaço ainda está em andamento.





Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentários