Pesquisadores da NASA Aprovam Design do Projeto do Cubesat SPORT

Olá leitor!

Segue agora abaixo uma nota postada ontem (11/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que Pesquisadores da NASA aprovaram design do Projeto do Cubesat SPORT.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Pesquisadores da NASA Aprovam Design do Projeto SPORT

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 11/10/2019 - 17h16
Última modificação: 11/10/2019 - 17h57


O projeto do cubesat Scintilation Prediction Observations Research Task (SPORT) foi submetido, no período de 19 a 23 de agosto, à Revisão Crítica do Projeto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Após apresentações e reuniões, a comissão de revisão da Agência Espacial Norte Americana (NASA) considerou o projeto apto e autorizou a continuidade da Missão SPORT.

O SPORT faz parte de uma parceria entre a NASA, a Agência Espacial Brasileira (AEB), o INPE e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que vai investigar possíveis causas do surgimento de bolhas ionosféricas, responsáveis por falhas de comunicação aeroespaciais, inclusive no uso dos sistemas de localização geográfica.

Segundo o Dr. James Spann, principal investigador do projeto SPORT, mesmo o Cubesat sendo uma missão relativamente pequena todo o projeto espacial é complexo. “Apesar dessa complexidade, o compromisso das equipes que estão trabalhando contribuiu com o desempenho do projeto”, destacou.

Para o professor do ITA, Dr. Luís Loures e responsável pela participação do Brasil na missão científica, a aprovação do projeto é um passo importante para o desenvolvimento do Cubesat, pois a aprovação do design é o sinal verde para iniciar a integração do modelo de engenharia do satélite.

A tecnologista da Diretoria de Satélite, Aplicações e Desenvolvimento (DSAD-AEB), Adriana Correa, integrante da equipe que participou da Revisão Crítica ressaltou: “A equipe envolvida com o projeto tem se empenhado para que as experiências adquiridas em trabalhos anteriores contribuam com o projeto SPORT. Espero que a missão tenha maior robustez e que alcance resultados positivos para o desenvolvimento da pesquisa no País na área de clima espacial”, afirmou.


A representante da comissão de revisão e chefe da Divisão de Projetos e Pesquisa Científica da NASA Marshall, Joanne Terek, disse estar impressionada com o volume de detalhes e informações apresentado pelos pesquisadores do ITA para o projeto. “É um trabalho muito importante para a NASA e para o Brasil, usaremos o tempo necessário para realizar uma missão segura e de sucesso”, ressaltou.

A missão SPORT tem o INPE como responsável pelo sistema de solo e operação do satélite, integração e testes, e ainda pela operação do satélite por meio da infraestrutura e rede de solo. Os dados científicos serão armazenados pelo Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), que fará também a distribuição pública.

Participam também do projeto membros das Universidades Estadual de Utah, Universidade do Texas em Dallas e Universidade do Alabama em Huntsville, nos Estados Unidos. 

Agência Espacial Brasileira (AEB) 

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Quem bom, muito bom mesmo ver que essa missão espacial conjunta está avançado e que o esperado resultado exitoso dela estimule outras ainda mais significativas e complexas.

Comentários