A ESA Detectou Quando Asteroide Recém-Descoberto Poderia Impactar Terra

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (10/10) no site do Sputnik News Brasil, destacando que a Agencia Espacial Europeia (ESA) detectou quando Asteroide recém-descoberto poderia impactar a Terra.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

É Detectado Quando Asteroide Recém-Descoberto Poderia Impactar Terra

Sputnik News Brasil
10/10/2019 - 13:26
Atualizado em 10/10/2019 - 13:28

© Sputnik / Maria Plotnikova

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou um novo asteroide à sua lista de perigos porque esse corpo celeste pode colidir com a Terra dentro de 65 anos.

O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro estimado de 14 metros e é o quarto corpo celeste na Lista de Risco da ESA, a qual classifica todas as rochas espaciais com probabilidades diferentes de zero de impactar o nosso planeta.

Segundo a agência espacial, em 16 de setembro de 2084 esse asteroide passará perto da Terra, a uma distância mínima de aproximadamente 9.790 quilômetros. Dada a curta distância (em termos astronômicos), um ligeiro empurrão no 2019 SU3, causado pela força gravitacional dos planetas vizinhos, enviaria esse asteroide diretamente contra a Terra. Da mesma forma, se estima que as chances deste evento ocorrer são de 1 em 147. 

Observado de Perto 

O 2019 SU3 pertence ao grupo de asteroides Apollo, que tem uma órbita muito ampla ao redor do nosso planeta, e às vezes a órbita desse grupo de corpos celestes atravessa a da Terra. A ESA também incluiu este asteroide na sua Lista Prioritária, o que significa que irá acompanhar de perto sua trajetória.

CC0
Asteroide.

A última aproximação do 2019 SU3 ao nosso planeta se registrou em setembro passado, enquanto a próxima aproximação espera-se que ocorra em 2038, embora a distância seja muito maior do que em 2084.

Segundo alguns meios de comunicação internacionais, esse asteroide, felizmente, não é suficientemente grande para criar um grande evento de impacto se colidir com a Terra, e provavelmente se desintegraria na atmosfera da Terra.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentário: Pois é leitor, parece paranoia, né? Mas não é não, é muito sério e espero que dessa vez a raça humana feche a porta antes de ser arrombada, pois poderemos não ter um segunda chance.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Ouviu o Barulho no Céu? Entenda o Fenômeno Que Assustou os Brasileiros no Último Final de Semana

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro