Como Eu Vi o 'II Congresso Aeroespacial Brasileiro (II CAB)'

Olá leitor!

Trago agora para você um pequeno ‘artigo/relato’ escrito pelo elétrico Prof. Alysson Nunes Diógenes da UP (Universidade Positivo) de Curitiba, tendo como tema o “II Congresso Aeroespacial Brasileiro (II CAB)”, evento este que contou com a participação do Ministro Marcos Pontes e do Presidente da AEB, o Sr. Carlos Moura, realizado que foi de 16 a 19 de setembro deste ano, nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Santa Maria (RS).

Duda Falcão

Como Eu Vi o 'II Congresso Aeroespacial Brasileiro (II CAB)'

Por Prof. Alysson Nunes Diogenes
16/10/2019

Montagem com fotos do evento.

Dos dias 16 a 19 de setembro passado, e poeticamente há um mês, aconteceu em Santa Maria a segunda edição do Congresso Aeroespacial Brasileiro. Foram mais de dez áreas temáticas onde se abordou muitos temas de grande interesse tanto da academia como da indústria aeroespacial do nosso País. E sim, por incrível que pareça, o Brasil possui bons desenvolvimentos na área, haja vista os casos de sucesso de empresas como Embraer e Avibras. Também destaco o trabalho incansável da organização representada pelos professores André Luis da Silva e Marcelo Zanetti, ambos da UFSM e que proporcionaram um excelente evento. Foram dezessete instituições representadas com professores ativos e apaixonados pela área na organização, abrilhantando ainda mais os trabalhos.

Neste artigo, destaco e comento principalmente as palestras, tendo em vista que os trabalhos acadêmicos foram de boa qualidade e estarão disponíveis em breve nos anais do evento. Assim, cada interessado pode escolher sua sessão e contatar os autores que desejar. Seria ótimo ver mais interação desse tipo!

O congresso foi aberto pelo Ministro Marcos Pontes em conjunto com o presidente da Agência Espacial Brasileira Carlos Augusto Teixeira de Moura. A palestra compartilhada foi muito interessante e falou sobre relevâncias e perspectivas para o setor. À tarde várias sessões aconteceram e a noite foi encerrada com a ótima palestra do Brigadeiro José Vagner Vital sobre Política espacial e governança. Infelizmente para o evento, esse trio de peso teve que se ausentar após suas falas. No primeiro congresso tanto o brigadeiro quanto o astronauta estiveram durante todo o evento o que, com certeza contribuiu para as discussões.

O congresso seguiu com as palestras da Dra. Tatiana Ribeiro Viana sobre direito aeroespacial. Uma contribuição excelente! Em um congresso majoritariamente de engenharia, a sessão de direito estava cheia e a palestra citada levantou vários pontos interessantes, como a responsabilidade que um País lançador tem no tocante aos objetos que ele lança.

O Engenheiro Argentino Gabriel Cristian Absi falou sobre o programa espacial argentino e por fim, no dia 18, o Ten. Cel. Eng. Ary Guimarães Neto e Ciro Bondesan dos Santos falaram respectivamente sobre VANT’s e sobre a Embraer.

Destaco ainda, que várias mesas redondas foram feitas com essas pessoas e vários outros participantes, sendo todas bastante concorridas, assim como os minicursos. E outro ponto muito interessante é que a maioria das palestras e algumas sessões estão disponibilizadas no link https://farol.ufsm.br/. Basta buscar pelos dias 16 a 18 de setembro.

Infelizmente, no dia 19, o campeonato de foguetes foi cancelado e o dia foi apenas de visitas técnicas que, por sua vez, foram de grande valia.

E esse foi um breve resumo do II CAB. O planejamento para o Terceiro já se iniciou e deve acontecer em Minas Gerais. Nos veremos lá!

Comentários