NASA Divulga Nova Imagem da Supernova Tycho - Ou o Que Sobrou Dela

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (22/10) no site “Canaltech” destacando que a NASA divulgou  nova imagem da Supernova Tychoou o que sobrou dela.

Duda Falcão

Home - Ciência – Espaço

NASA Divulga Nova Imagem da Supernova Tycho — Ou o Que Sobrou Dela

Por Daniele Cavalcante 
Canaltech
Fonte:  NASA
22 de Outubro de 2019 às 09h34

A NASA divulgou a mais recente imagem da supernova Tycho — ou melhor, o que sobrou dela, já que a supernova em si foi a explosão de uma estrela observada em novembro de 1572. A imagem foi gerada com dados do Observatório de Raios-X Chandra, e revela um padrão estranho de aglomerados brilhantes e de áreas mais apagadas.

Desde o início de suas atividades, o Chandra registra imagens de remanescentes como esta, e a nova imagem divulgada pela NASA pode responder várias perguntas sobre esse tipo de objeto cósmico. Por exemplo, o que causa esses aglomerados de pontos brilhantes e outros mais apagados depois da explosão? Aliás, é a explosão que causa isso, ou esse fenômeno é resultado de algum processo depois de a estrela ter explodido? Isso ainda não sabemos, mas essa imagem de Tycho, catalogado como objeto SN 1572, fornece pistas aos pesquisadores para encontrar essas respostas.

(Imagem: X-ray: NASA/CXC/RIKEN & GSFC/T. Sato et al; Optical: DSS)
Remanescente da supernova Tycho.

Para deixar essas aglomerações mais evidentes na imagem, os cientistas selecionaram dois intervalos de energia para isolar o material que está se movendo para longe da Terra (sílica, colorida em vermelho), e o material que está se movendo na nossa direção (também sílica, colorida em azul). As outras cores na imagem, amarelo, verde, azul-esverdeado, laranja e roxo, mostram um intervalo de diferentes energias e de elementos e uma mistura das direções de seus movimentos.

Além disso, para gerar a imagem, os cientistas combinaram os dados de raios-X do Chandra com imagens ópticas das estrelas no mesmo campo de visão feitas pelo Digitized Sky Survey.

Essa foi uma das oito supernovas visíveis a olho nu já registradas na história da astronomia. Embora receba o nome do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, muitos outros puderam observar o novo objeto no céu brilhando na constelação de Cassiopeia. A supernova era do tipo Ia, ou seja, resultado da explosão de uma anã branca, estrela que completou o seu ciclo de vida normal e cessou sua fusão nuclear.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Simplesmente sensacional,  realmente uma foto espetacular, parabéns a NASA uma vez mais.

Comentários