Pequeno Rover Capaz de Andar Sobre Quatro "Pernas" Será Enviado à Lua em 2021

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (11/10) no site “Canaltech” destacando que Pequeno Rover capaz de andar sobre quatro "Pernas" será enviado à Lua em 2021.

Duda Falcão

Home - Ciência – Espaço

Pequeno Rover Capaz de Andar Sobre Quatro "Pernas" Será Enviado à Lua em 2021

Por Daniele Cavalcante 
Canaltech
Fonte:  New Scientist 
11 de Outubro de 2019 às 09h33

A SpaceBit, uma empresa do Reino Unido, enviará à Lua o menor rover de todos os tempos, que também será o primeiro veículo lunar enviado por uma nação britânica. O lançamento será feito através de uma parceria com a empresa de robótica espacial norte-americana Astrobotic, que possui um módulo de aterrissagem programado para ir à Lua em 2021.

Em maio, a NASA anunciou que a Astrobotic e duas outras empresas, Intuitive Machines e Orbit Beyond, seriam as escolhidas para receber financiamento e levar equipamentos científicos da agência espacial norte-americana para a Lua no período que antecede as missões Artemis. Tais empresas haviam recebido financiamento para a construção de módulos de pouso lunares e, com isso, a Astrobotic recebeu US$ 79,5 milhões para levar até 14 instrumentos da NASA à Lua, e mais 14 cargas de outros parceiros.

Entre esses parceiros, está a SpaceBit. Seu pequeno rover será enviado para a superfície lunar dentro da sonda Peregrine, da Astrobotic. Quando o módulo de aterrissagem - ou, melhor dizendo, alunissagem - alcançar a superfície da lua, o rover cairá por baixo dele, junto com outras cargas úteis. "Será um grande espetáculo quando pousarmos, pois teremos vários pequenos rovers caindo, rolando, rastejando ou andando e capturando todos os tipos de fotos e dados", diz John Thornton, CEO da Astrobotic.

(Imagem: James Winspear)
O rover da SpaceBit será o menor já enviado para a Lua e percorrerá a superfície lunar com pernas mecânicas.

Esses rovers enviarão seus dados ao Peregrine, que os transmitirá de volta à Terra. O rover da SpaceBit, no entanto, tem uma diferença dos demais: em vez de rodas, ele andará sobre a superfície da Lua com pequenas perninhas. A empresa espera que essa abordagem seja útil para as futuras gerações de exploradores robóticos que vão explorar cavernas lunares, criadas por fluxos de lava antigos. Esse é um tipo de exploração que nunca foi feita antes: "As pernas podem ser melhores para terrenos íngremes e rochosos e basicamente para qualquer lugar onde as rodas comecem a se debater", diz Thornton.

Os detalhes da missão estão sendo revelados durante o New Scientist Live, um grande festival de ciências realizado no ExCel Centre, em Londres. O evento teve início nesta quinta-feira (10) e o encerramento será no domingo (13). A SpaceBit está exibindo um modelo em tamanho real do seu rover por lá, e deve compartilhar mais informações no decorrer da programação.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, sensacional, muito interessante mesmo, e olha que esse troço curiosamente parece um caranguejo, realmente fascinante. Espero que sirva de exemplo para as equipes brasileiras que atuam no campo da robótica. Ontem, assistir um programa na TV fechada denominado Batalha de Robôs, programa este realizado pela TV americana que contou com a participação de uma equipe brasileira da empresa RIOBOTZ, equipe esta que chegou a final do torneio ficando com a segunda colocação com o seu versátil robô MINOTAURO. Veja bem leitor, nada contra, mas porque não usar esse conhecimento para algo mais útil? Algo mais antenado com o futuro da humanidade? Pois é, enfim... Vale dizer que a RIOBOTZ é uma empresa de robótica carioca (creio eu uma startup) ligada a PUC-RIO que em sua descrição em sua página oficial no Facebook, salienta: “Ser referência em robótica no Brasil e no mundo quanto à qualidade, inovação e eficiência, priorizando sempre o aprendizado e crescimento dos alunos”. Pois então RIOBOTZ, seja realmente referencia e apresente, por exemplo, um projeto de rover espacial inovador capaz de realizar pesquisas na superfície do enigmático planeta anão CERES, saia na frente antes que alguém o faça.

Comentários