Emirados Árabes Unidos Se Preparam Para Enviar um Satélite à Órbita de Marte

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (22/10) no site “Canaltech” destacando que os Emirados Árabes Unidos (EAU) se preparam para enviar um satélite à órbita de Marte.

Duda Falcão

Home - Ciência – Espaço

Emirados Árabes Unidos Se Preparam Para Enviar um Satélite à Órbita de Marte

Por Patrícia Gnipper 
Canaltech
Fonte:  Space.com
22 de Outubro de 2019 às 23h50

A primeira missão científica liderada por um país árabe-islâmico está em desenvolvimento. Trata-se da missão Hope Mars, também chamada de Emirates Mars Mission, que enviará um satélite à órbita de Marte provavelmente já em 2020, com previsão de chegada ao destino em 2021. Ainda, o governo dos Emirados disse que planeja construir um assentamento habitável no Planeta Vermelho até o ano de 2117.

A sonda Hope já está quase que completamente construída, de acordo com a agência espacial da nação. Vale lembrar que, em setembro, os Emirados enviaram seu primeiro astronauta à Estação Espacial Internacional (Hazzaa Ali Almansoori), onde passou oito dias e realizou uma série de experimentos científicos. Isso mostra que a nação está comprometida a investir em atividades espaciais, reforçando a ideia de que a missão Hope realmente sairá do papel.

"Os Emirados Árabes Unidos estão prestes a fazer história, depois de transformar seu sonho de se tornar o primeiro país árabe e islâmico a enviar uma espaçonave para Marte", declarou Ahmad Belhoul al Falasi, presidente da agência espacial dos Emirados Árabes Unidos. "Este esforço monumental é o culminar dos esforços de uma equipe qualificada e experiente de jovens Emiratis, que, com o apoio da nação e sua liderança visionária, garantirão a posição dos Emirados Árabes Unidos na vanguarda da exploração espacial e do setor espacial internacional", completou

(Imagem: UAE Space Agency)
Renderização do satélite Hope.

O satélite Hope é, em suma, um satélite meteorológico de última geração, e ele deverá ajudar a responder perguntas sobre o clima e atmosfera de Marte. A missão tem quatro objetivos principais: procurar uma conexão entre o clima atual de Marte e seu clima antigo, estudar como o oxigênio e o hidrogênio são expulsos da atmosfera marciana, estudar as conexões entre as atmosferas inferior e superior de Marte, e gerar uma imagem global de como a atmosfera do planeta varia ao longo do dia, bem como ao longo das estações de seu ano.

Para isso, a sonda será equipada com diversos instrumentos, incluindo uma câmera para gerar imagens da atmosfera em três faixas visíveis e três ultravioletas; um espectrômetro infravermelho para medir poeira, nuvens de gelo, vapor de água e a temperatura; e um outro espectrômetro para medir as mudanças da atmosfera, a estrutura da exosfera, e as emissões ultravioleta de oxigênio, hidrogênio e monóxido de carbono.

Ainda, o governo dos Emirados entende esta missão como uma maneira de levar o mundo árabe à vanguarda da astronomia, ficando "pau a pau" com outras nações que, hoje, já estão mais avançadas neste sentido. O governo já investiu mais de US$ 5,5 bilhões em sua exploração espacial, e espera que a missão Hope ajude, ainda, a incentivar uma nova geração de cientistas e engenheiros árabes.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, realmente uma aposta bem alta e arriscada para uma agencia espacial criada bem recentemente (2014), mas que demonstra com essa missão a sua séria, determinada e eficiente gestão, mostrando a nossa AEB como se faz quando se trabalha com seriedade em prol de apresentar resultados concretos a sua sociedade. Confesso leitor que com o atual caminho seguido pela nossa ainda pífia Agencia Espacial estou cada vez mais sem esperança de real mudança nos rumos do nosso ‘Patinho Feio’, e num momento onde deveríamos esta comemorando a proximidade da tão esperada ratificação do AST, e assim nos preparando adequadamente para nos tornamos um player importante no setor espacial, as práticas de outrora que foi um dos grandes problemas que nos levaram ao resulta pífio alcançado em 58 anos de atividades espaciais no pais, continuam sendo praticadas dentro da Agencia sem que ninguém dê um basta nisto. Está feia a coisa leitor, e a minha esperança de mudança se esvazia a cada notícia ruim que recebo. A bandidagem, a ineficiência de gestão (dirigida ou não) e o egocentrismo estão vencendo leitor, lamentável.

Comentários