Meteoro Que Passou Por São Paulo Nesta Semana Impressiona Cientistas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (04/10) no site da "Revista EXAME" destacando que o Meteoro que passou nesta semana por São Paulo impressionou cientistas.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Meteoro Que Passou Por São Paulo Nesta Semana Impressiona Cientistas

Objeto é o mais brilhante já captado pelas câmeras de um observatório em Campinas

Por Rodrigo Loureiro
4 out 2019, 12h00

Observatório de Campinas/Divulgação 
Meteoro: bólido deixou um rastro de luz no céu de Campinas na madrugada do dia 1º.
São Paulo – Flagrado na terça-feira (1), o meteoro que sobrevoou o céu de Campinas, na região metropolitana de São Paulo, está impressionando cientistas da região. De acordo com o astrônomo Júlio Lobo, o objeto é o mais brilhante já captado pelas câmeras do Observatório Municipal Jean Nicolini.

Chamado de fireball, o meteoro foi visto às 4h53 da madrugada e ainda está sendo estudado em conjunto com o projeto Exoss, mantido por uma organização sem fins lucrativos que estuda as origens e as peculiaridades de cosmos celestes deste tipo.

De acordo com as primeiras estimativas, é possível que a bola de fogo tenha começado a queimar a uma altura de 100 mil metros da Terra e permanecem em chamas até atingirem alturas entre 40 mil e 30 mil metros. Para efeito de comparação, um avião em altitude cruzeiro sobrevoa o solo a cerca de 11 mil metros.


Fonte: Site da Revista EXAME - 04/10/2019 - http://exame.abril.com.br/

Comentários