Bolsonaro Anuncia Ampliação do Porto e do Aeroporto de Alcântara no Maranhão

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (28/10) no site “Portal JG” destacando que o Presidente Bolsonaro anunciou ampliação do Porto e do Aeroporto de Alcântara no Maranhão.

Duda Falcão

COMUNICADO

Bolsonaro Anuncia Ampliação do Porto e Aeroporto de Alcântara no Maranhão

Anúncio foi realizado cinco dias após o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) que define regras para uso do Centro de Lançamento de Alcântara, ter sido aprovado pela Câmara.

Por: Portal JG
Com informações G1 MA
Data de publicação: 28/10/2019 20h39
Atualizado: 28/10/2019 20h41


O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (28) a ampliação do terminal portuário e do aeroporto de Alcântara, município localizado a 30 km de São Luís. O anúncio foi realizado por meio de uma rede social, e teve a participação do Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O anúncio foi realizado cinco dias após a Câmara dos Deputados ter aprovado o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) do Brasil com os Estados Unidos, referente ao uso do Centro de Lançamento de Alcântara. O projeto agora segue para ser votado pelo Senado.

No vídeo, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura afirma que uma equipe esteve em Alcântara para identificar as necessidades de infraestrutura que a região possui. De acordo com Marcelo Sampaio, cerca de R$ 70 milhões serão destinados para a ampliação do aeroporto, que ainda pode receber mais recursos.

A equipe do Ministério da Infraestrutura também realizou visitas técnicas no Porto do Itaqui e no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, que segundo Bolsonaro, está pronto para ser privatizado.

O aeroporto de Alcântara pertencente ao CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), foi fundado em 1989 e tem capacidade de receber aviões de grande porte.

Foto: Reprodução 

Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) 

Pelo que consta no texto, o território de Alcântara onde está a base segue sob jurisdição do governo brasileiro. A contrapartida dada ao Brasil são recursos, que devem ser utilizados para investir no Programa Espacial Brasileiro. Estes recursos não podem ser aproveitados para comprar, produzir, testar ou empregar mísseis.

O Acordo diz ainda que os Estados Unidos autorizam o Brasil fazer lançamentos de foguetes e espaçonaves, nacionais ou estrangeiras, que tenham partes tecnológicas americanas.

Como cerca de 80% dos equipamentos espaciais do mundo têm algum componente norte-americano, o Brasil precisa deste Acordo para poder fazer parte de forma efetiva do mercado de lançamentos espaciais.

Fonte: Site Portal JG - http://portaljg.com.br 

Comentário: Pois é, parabéns ao Presidente Bolsonaro, é isso ai que se espera, mas volto a insistir que é necessária a sua presença na região para um tete-a-tete com as Comunidades Quilombolas, já devia ter ido.

Comentários

  1. Penso que é bom o presidente deixar as coisas seguirem lá em Alcântara sem a sua presença.., pelo menos por enquanto. Digo isso pela oposição tóxica que vem das lideranças da região em questão. Tenho receio dos esquerdistas colocarem tudo a perder caso a imagem do presidente seja colada no projeto espacial para a região. Então, acho mais seguro ir lá somente depois que tudo estiver sacramentado. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Respeito a sua opinião, mas não concordo, não se deve deixar para amanhã o que se tem de fazer hoje. A situação chegou a esse ponto justamente por falta da presença do governo na região, e nada melhor para ganhar credibilidade junto a essas comunidades a presença presidencial já chegando com o Departamento de Engenharia do Exercito para sanar problemas de infraestrutura emergenciais. É preciso resgatar a credibilidade do governo junto a essas comunidades e isto só faz com ação. O Presidente já deveria ter ido lá.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Se o valor mencionado para as obras de infraestrutura na base é exatamente o necessário, o governo está de parabéns. Eu não sei se SETENTA MILHÕES é muito ou pouco para reformar um aeroporto, mas de qualquer maneira é bem menos do que os BILHÃO ( ou menos um pouco do que isto - não há publicação exata dos gastos realizados) gastos inutilmente com uma tal de Alcântara Ciclone Space, obras realizadas por uma tal empreiteira criminosa. Seguindo neste ritmo de valores parece que o dinheiro será gasto com mais eficiência desta vez.

    Quanto a ida de Bolsonaro a Alcântara, eu concordo com o anônimo. Além de tudo o que ele disse, ficaria evidente que Bolsonaro estaria tentando resolver as questões com política, e uma dose de populismo, no gogó, ao invés de ações reais e práticas, o que realmente interessa. Se todo problema que tiver no Brasil Bolsonaro tiver que ir pessoalmente resolver, a coisa vai ficar difícil, certo? Ir conversar com parcas 300 ou 500 pessoas sem garantia que isto realmente resolverá a questão ( certamente não resolve - conversa resolve muito pouco) parece uma péssima estratégia. Assim, se ele fizesse assim, certamente se tornaria refém de suas palavras, e garantidor de ações do governo que, mesmo ele sendo presidente, um bom presidente, não pode garantir. Há mil e um fatores que influenciam no resultado final das ações do governo, e de fato Bolsonaro não pode garantir nada, por mais que ele se esforce. Para conversar com os quilombolas ele tem assessores para este fim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário