UFABC Realiza Encontro de Pesquisadores Internacionais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (31/08) no site da “Universidade Federal do ABC (UFABC)” destacando que a UFABC promove encontro de pesquisadores internacionais durante a realização da quarta edição da Escola de Raios Cósmicos e Astrofísica.

Duda Falcão

Escola de Raios Cósmicos Promove

Encontro de Pesquisadores Internacionais

Assessoria de Comunicação e Imprensa

31/08/2010

A quarta edição da Escola de Raios Cósmicos e Astrofísica prossegue na UFABC até 4 de setembro. Esse evento bienal promove discussões entre pesquisadores latino-americanos e europeus e oferece oportunidades para troca de conhecimentos e desenvolvimento de trabalhos. Os temas são voltados a estudantes avançados de graduação, pós-graduação e a pesquisadores da área. Além de participantes brasileiros, a UFABC recebe inscritos da Argentina, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

A solenidade de abertura da segunda semana de seminários contou com a presença do reitor da Universidade de Turim (Itália), Ezio Pelizzeti, do coordenador geral da Escola, Oscar Saavedra, e do reitor da UFABC, Hélio Waldman. O coordenador local da quarta edição da escola, Marcelo Augusto Leigui de Oliveira, afirmou que o evento deste ano é especial, pois marca o início de negociações entre a UFABC e a Universidade de Turim para criação de um convênio acadêmico.

Os estudos sobre raios cósmicos e astrofísica se caracterizam como pesquisa básica, baseada em diversos tipos de experimentos, observações e simulações astronômicas. Entretanto, Marcelo Leigui, que também é professor da UFABC, lembra que os estudos dos raios cósmicos propiciam resultados que podem ser aplicados com êxito em funcionalidades do cotidiano. "As técnicas para pressurização de cabines de avião e o desenvolvimento de circuitos de alta velocidade são exemplos de aplicação de conhecimentos oriundos da investigação desses fenômenos", afirma o professor.

Mais informações sobre a Escola de Raios Cósmicos e Astrofísica

Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentários