CLBI Lança Mais um Foguete FTB Nesta Quinta-Feira

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (23/08) pelo site do “Jornal Tribuna do Norte” destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançará nesta quinta-feira (26/08) mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

Foguete Será Lançado Quinta-Feira

na Barreira do Inferno

23 de agosto de 2010 às 18:45

No próximo dia 26 de agosto, às 15h, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), será lançado, como parte da Operação Barreira III, o Foguete de Treinamento Básico (FTB), o terceiro no ano.

Este foguete tem como objetivo exercitar toda a estrutura de coordenação, além de validar os procedimentos e de garantir o treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, preparação, integração, montagem, lançamento, rastreio, segurança de voo,segurança de superfície, coleta e tratamento de dados.

O CLBI já participou em 2009 de quatro lançamentos desse tipo (dois em São Luiz, no Maranhão, e dois em Natal), e neste ano foram realizadas três campanhas com quatro lançamentos de foguetes(Natal e Alcantâra) e todos alcançaram o resultado esperado: garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE.

Além da preocupação de aprimorar a excelência técnica do efetivo do Centro, a campanha propicia a manutenção e a operacionalidade dos equipamentos para futuros lançamentos de foguetes de maior porte. Cabe ressaltar que o FTB é totalmente é o desenvolvido pela indústria nacional, pois é a Avibras, empresa brasileira localizada em São José dos Campos (SP), que produz e comercializa esse tipo de foguete.

Programação:

Data: 26 de agosto - Quinta-feira

Local: CLBI - Auditório

Hora: Lançamento - 15h

Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte - 23/08/2010

Comentário: Pois é leitor, mais um lançamento desse foguete de treinamento FTB, que será o nono modelo a ser lançado desde que o primeiro foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara em 10/08/2009. São as equipes de preparação e de lançamento treinando para os grandes desafios que terão pela frente caso o PEB realmente venha tomar algum rumo, seja ele correto ou não.

Comentários