INPE Fará Monitoramento Inédito de Raios

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto fará monitoramento inédito de raios no próximo verão.

Duda Falcão

INPE Fará Monitoramento Inédito de Raios no Próximo Verão


16/08/2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vai inaugurar dentro de alguns meses um equipamento de nova geração para monitorar com alta precisão a incidência de raios na cidade de São José dos Campos (SP), com vistas a aplicações em todo o país.

Os trabalhos serão realizados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto, sob coordenação de Osmar Pinto Júnior, com o apoio da FAPESP. Este projeto será o primeiro do mundo a realizar tais observações.

“Os resultados devem auxiliar na compreensão do fenômeno e na avaliação de sua variabilidade geográfica. Eles também serão de grande importância no aperfeiçoamento das observações feitas pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas, a BrasilDat”, afirmou Osmar Pinto Júnior.

A iniciativa é parte do Projeto Temático “Impacto das Mudanças Climáticas sobre a incidência de descargas atmosféricas no Brasil”, desenvolvido pelo ELAT/INPE.

O novo equipamento, composto por três câmeras de alta resolução, possui características fundamentais para o estudo de raios: alta velocidade de gravação e boa qualidade de imagem. Além disso, possui sensores que ativarão as câmeras automaticamente em caso de ocorrência de raios. As atividades de observação devem ser iniciadas ainda este ano.

O objetivo é captar imagens de diferentes ângulos de uma mesma tempestade, o que ampliará o número de raios registrados por minuto e aumentará a qualidade das informações.

Dados mais precisos obtidos a partir de estudos como este podem auxiliar na compreensão do fenômeno e também orientar políticas ou trabalhos para a prevenção de mortes e danos materiais, como a realização de campanhas de conscientização da população e desenvolvimento de novas tecnologias na área.

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários