AAV Faz Homenagem às Vítimas da Tragédia do VLS

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena matéria publicada hoje (22/08) pelo site do jornal “O VALE” destacando que os familiares dos 21 técnicos mortos no acidente do VLS em 2003, fazem uma homenagem a esses heróis brasileiros.


Duda Falcão


Região


Familiares Fazem Homenagem às Vítimas da Tragédia do VLS


Familiares participam de missa na Igreja da Sagrada Família,

na Vila Ema, e às 13h26 fazem uma queima de fogos

em homenagem aos mortos no MAB


Chico Pereira

São José dos Campos

22 de agosto de 2010 - 10:00


Memorial no MAB em São José lembra

as vítimas da tragédia do VLS


Familiares dos 21 técnicos e engenheiros do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), de São José dos Campos, que morreram no incêndio da torre de lançamento do VLS (Veículo Lançador de Satélite) se reunirão neste domingo para homenagear as vítimas.


De acordo com integrantes da AAV (Associação das Vítimas do VLS), familiares participariam de uma missa às 10h, na Igreja da Sagrada Família.


Em seguida, o grupo iria ao MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), ao lado do aeroporto de São José, onde haverá queima de 21 fogos e orações, às 13h26, exato momento em que ocorreu o incêndio no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.


“Neste ano não está previsto a celebração de missa no DCTA, como em anos anteriores. Então, decidimos assistir a missa na Igreja da Sagrada Família”, disse Doris Maciel Cezarini, da diretoria da AAV.


“Familiares decidiram não ir ao DCTA como uma forma de protesto, pois a direção apenas enaltece os dirigentes e pouco mencionam as vítimas”, afirmou José Benedito de Oliveira, integrante da AAV.


A tragédia do VLS aconteceu no dia 22 de agosto de 2003. Um incêndio destruiu a torre do VLS e matou 21 profissionais que estava no local.


Nova - Passados sete anos, o DCTA e a AEB (Agência Espacial Brasileira) finalizam a construção da nova TMI (Torre Móvel de Integração) do VLS, com previsão de conclusão para novembro deste ano.


O equipamento foi totalmente reconfigurado. O novo projeto contempla mais itens de segurança, como túnel para fuga em caso de incidentes. O investimento é de R$ 44 milhões.



Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 22/08/2010


Comentário: Pois é leitor, pelo visto os familiares das vítimas não participarão da missa que foi anunciada pelo site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) programado para acontecer hoje as 19:00 na Capela do DCTA. É óbvio que a associação criada pelos familiares das vítimas após o acidente não está nada satisfeita com o andamento das coisas desde as promessas públicas feitas pelo presidente LULA logo após o acidente. E não é pra menos, já que após sete anos o VLS continua no chão e tem-se a impressão de que esses heróis morreram por nada. Na verdade, a condução do programa espacial pelo governo LULA como um todo, só não foi pior nesses sete anos por pelo menos o mesmo ter melhorado significamente o seu orçamento, se levarmos em conta o orçamento ridículo do programa antes do acidente. Fora isso o governo Lula não obteve nenhum grande avanço do programa, pois apesar de ter melhorado o orçamento não tomou as decisões políticas administrativas históricas necessárias para viabilização dinâmica desse importante programa para o país (como é necessário num programa dessa magnitude) terminando sua gestão melancolicamente sem resultado prático nenhum. Além disso, apoiou de forma irresponsável a criação de uma empresa política a um custo astronômico que não vem acrescentar nada tecnologicamente ao país, que utiliza uma tecnologia ultrapassada e tóxica e dirigida por um incompetente como o senhor Roberto Amaral. Em outras palavras, recursos públicos jogado no buraco. O Blog “BRAZILIAN SPACE” se solidariza com os familiares desses heróis brasileiros ainda acreditando que um dia a tragédia ocorrida com eles terá o seu reconhecimento devido. Nossas sinceras saudações de apoio a Associação das Vítimas do VLS (AVV).

Comentários

  1. Lembro o dia que o Lula chorou logo depois da tragédia. E hoje? Como fica a sua memória Sr. Presidente? Pare de chorar Lula, homenageie estes heróis. Complete o VLS, o verdadeiro veículo Brasileiro!

    Abraços,

    Sengedradog

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo Sengedradog!

    A verdade tem de ser dita, e a mesma é que nem o VLS e nem as familias desses heróis brasileiros tiveram o devido apoio nesses sete anos após a tragédia. Essa atenção foi em parte traferida para a mal engenhada ACS e para os projetos Nuclear, Proantar e de reaparelhamento das forças armadas. O Patinho Feio (o verdadeiro PEB) ficou relegado a um segundo ou terceiro plano, lamentávelmente.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. É isto ai. Respeitem as Famílias e o povo brasileiro. Lancem o VLS !!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Ricardo, é por aí mesmo e infelizmente as coisas nesses sete anos não ocorreram dessa forma. O tempo está passando e se continuar dessa maneira em longo prazo as perspectivas não são nada boas.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário