ABDI Aponta Necessidade de PMEs no Setor Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (18/08) no portal da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) destacando que seminário aponta a necessidade de pequenas e médias empresas para o fornecimento da Cadeia Produtiva Aeroespacial.

Duda Falcão

Notícias

Seminário Aponta Necessidades de PMEs para

Fornecimento da Cadeia Produtiva Aeroespacial

Coordenação de Comunicação

18/08/2010

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e representantes do setor aeroespacial se reuniram na terça-feira (17), em São José dos Campos (SP), para avaliar as oportunidades de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras no mercado internacional. No evento foram apresentados os resultados da missão técnica Brasil-França, que enviou técnicos brasileiros para obter conhecimento sobre o setor aeroespacial francês e disseminar informações que ajudem na internacionalização de PMEs brasileiras envolvidas com o setor aeroespacial.

Durante o seminário “Desenvolvimento da Competitividade das PMES do Setor Aeroespacial: Resultado da Missão Técnica Brasil- França”, os representantes das dez empresas brasileiras que fizeram parte da missão avaliaram e apontaram ações com foco na conquista de uma inserção internacional qualitativa e competitiva dessas empresas.

A missão técnica, que ocorreu em maio deste ano, é mais uma atividade do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), co-financiado pela União Europeia e executado pela ABDI. O projeto proporcionou a ida de representantes do setor produtivo da cadeia aeroespacial que puderam aprimorar seus conhecimentos sobre mercados potenciais, além de observar práticas de certificação, políticas de governo, modelos de processo produtivo e serviços.

Entre os parceiros da iniciativa estão os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), de Ciência e Tecnologia (MCT), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab), Embraer, Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) e Consórcio HTA.

O setor aeroespacial brasileiro exportou, em 2009, US$ 4,1 bilhões, o equivalente a 2,74% das exportações brasileiras, com importações no valor de US$ 2,2 bilhões. A expectativa da ABDI é promover ações de capacitação com as pequenas e médias empresas brasileiras que possam aumentar a participação nesse mercado.

Fonte: Portal da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

Comentários