INPE Promove em Outubro no Rio Reunião do CEOS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto promoverá entre os dias 12 e 15 de outubro na cidade do Rio de Janeiro o 24º Encontro do Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS).

Duda Falcão


INPE Promove em Outubro no Rio a

Reunião Anual do CEOS


16/08/2010

O 24º Encontro do Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS, na sigla em inglês) será realizado entre os dias 12 e 15 de outubro na cidade do Rio de Janeiro. Em 2010 a presidência do CEOS está sendo exercida pelo Brasil, representado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que promove a reunião para discutir os avanços obtidos no último ano e estudar a estratégia a ser adotada nos próximos.

Criado em 1984, o CEOS é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra. A presidência do CEOS, que reúne 28 agências espaciais e 20 organizações nacionais e internacionais, atesta o reconhecimento mundial do Brasil como líder na disseminação do uso de dados orbitais.

Em 2004, por meio do INPE, o país foi o primeiro a adotar uma política de acesso livre ao permitir a distribuição gratuita pela internet dos dados do satélite sino-brasileiro CBERS.

O intercâmbio de dados de satélites proporcionado pelo CEOS une esforços e permite a obtenção de mais informações para o estudo do desmatamento, previsão de desastres naturais, conservação da biodiversidade, entre outras aplicações importantes no atual cenário de mudanças climáticas. Quanto mais dados e satélites disponíveis, melhor o gerenciamento dos recursos naturais de nosso planeta.

O Brasil assumiu a presidência anual do CEOS durante plenária do Comitê realizada em novembro do ano passado em Phuket, na Tailândia. No Rio de Janeiro, haverá uma nova plenária para definir o próximo mandato.

Mais informações no site www.ceos.org


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários