IAE Prepara Foguete VS-40 para Missão SHEFEX II

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto realizou entre 16 e 19 de agosto na Usina Coronel Abner (UCA) a pré-montagem dos propulsores do foguete VS-40 da Missão SHEFEX II.

Duda Falcão

Pré-Montagem dos Propulsores S40m e S44 na UCA


26/08/2010


No decorrer da semana de 16 a 19 de agosto de 2010 o Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE realizou, na Usina Coronel Abner – UCA, a pré-montagem dos propulsores S40M e S44 que compõem o veículo de sondagem SHEFEX 2.

Com a necessidade de evoluir o desempenho da missão SHEFEX 1, que foi o marco inicial do programa “Hypersonic Flight Experiment Program“, no qual foram utilizados os propulsores S30 e Orion, o centro alemão Deutsche Zentrum für Luft- und Raumfahrt - DLR solicitou ao IAE a provisão de um conjunto de propulsores S40M e S44, que fazem parte do sistema propulsivo do foguete de sondagem VS-40M.

O incremento da capacidade da missão com os propulsores do VS-40M ocorrerá principalmente no que se refere à velocidade de reentrada, duração do tempo de experimentação, controle do foguete na fase de reentrada, aumento do número de experimentos/sensores de 60 para 160, além da alta prioridade da carga útil ser resgatada em terra. O foguete deverá ser lançado no decorrer do mês de maio do próximo ano no Campo de Lançamento de Woomera, na Austrália.




Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)


Comentário: Grande notícia o IAE nos trás hoje e diferentemente do que vinha sendo divulgado internacionalmente pelo DLR, a missão não será em março, mais sim em maio de 2011. Confesso que sou admirador desse foguete VS-40 pela sua versatilidade, apesar do mesmo ter sido muito pouco utilizado até hoje (dois únicos vôos). Espero que com o vôo exitoso do SHEFEX II se abra uma porta internacional visando à comercialização desse foguete. Vale lembrar que a Missão VS-40/SHEFEX II levará abordo um experimento brasileiro relacionado com o projeto da SARA Orbital.

Comentários