MUSA Promove Palestra Sobre Cosmologia Indígena

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/08) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC informando que o Museu da Amazônia (MUSA) promoverá dia 19/08 palestra sobre Cosmologia dos grupos Tukano.

Duda Falcão

Museu da Amazônia (MUSA) Promove Palestra

Sobre Cosmologia dos Grupos Tukano

Jornal da Ciência

18/08/2010

Na próxima quinta-feira, 19 de agosto, às 17h, instituição receberá Melissa Santana de Oliveira, do Instituto Socioambiental (ISA), para proferir a palestra "Através do universo: as constelações na cosmologia dos grupos Tukano do rio Tiquié, alto rio Negro"

Esta pesquisa, realizada desde 2005, tem por objetivo identificar o ciclo de constelações do grupo Tukano e também da etnia Desana, registrando seus mitos de origem e descrevendo os fenômenos ecológicos, econômicos e rituais associados às posições das estrelas.

A etnoastronomia, definida como a ciência que estuda os conhecimentos astronômicos relacionados aos costumes de uma determinada cultura, é importante para nos ajudar a entender qual a relação do homem com o céu e a natureza.

Muito ligados aos mitos cosmogônicos, que tratam da origem do universo, esses conhecimentos sempre foram transmitidos de maneira oral, constituindo saberes tradicionais que passaram de geração em geração, e que hoje são estudados como forma de entender e preservar o universo cultural e o imaginário de cada um desses povos.

Realizado em parceria com os profissionais do Programa Rio Negro do ISA, com o físico Walmir Thomazi Cardoso da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pela Sociedade Brasileira para o Ensino de Astronomia (SBEA), a pesquisadora afirma que seu projeto está em constante interlocução com as comunidades indígenas do alto rio Negro, inserindo-se no âmbito das iniciativas de educação e manejo ambiental protagonizadas por indígenas do médio rio Tiquié, Terra Indígena Alto Rio Negro, organizados na Associação Escola Indígena Tukano Yupuri (AEITY) e na Associação das Comunidades Indígenas do Médio Tiquié (ACIMET).

A palestra é gratuita e aberta ao público em geral. O MUSA fica na Avenida Constelação, 16, Conjunto Morada do Sol, Aleixo.

Fonte: Site do Jornal da Ciência da SBPC de 18 de agosto de 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial