INPE Realizará Agora em Agosto o CCIS-2010

Olá leitor!


Segue abaixo uma nota postada hoje (18/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto sediará entre 23 e 27 de agosto a 1ª Conferência das Ciências Computacionais Interdisciplinares (CCIS-2010).


Duda Falcão


INPE Sedia 1ª Conferência das Ciências

Computacionais Interdisciplinares


18/08/2010


Entre os dias 23 e 27 de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), receberá cerca de 200 participantes, entre cientistas e estudantes, para discutir o papel da Computação na Sociedade Moderna.


A 1ª Conferência de Ciências Computacionais Interdisciplinares (CCIS-2010) contará com a presença de 15 conferencistas estrangeiros que discutirão temas de ponta sobre as novas aplicações da computação em problemas que vão desde como melhorar a previsão do clima até a cura de doenças.


A Conferência, patrocinada pela Fapesp, CNPq, INPE e Associação Panamericana de Ciências Computacionais, terá caráter inter e multidisciplinar, com a exposição de mais de 100 trabalhos em áreas como Matemática Computacional, Física e Biologia Computacionais, entre outras. Serão também oferecidos cursos sobre Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho.


A Conferência terá ainda sessões dedicadas ao uso da computação em Ciências Espaciais e do Meio Ambiente.


“O estudo de explosões solares em computador, por exemplo, pode ajudar a definir o impacto que elas têm no aquecimento global ou o quanto podem influenciar na ocorrência de apagões, danificar satélites e inviabilizar missões espaciais”, diz Reinaldo Rosa, pesquisador do INPE e organizador da CCIS-2010.


Durante o evento será entregue o Prêmio Panamericano de Computação Científica ao professor brasileiro Nelson Mascarenhas, da Universidade Federal de São Carlos, pelas suas contribuições na Área de processamento de Imagens Digitais.


Outros palestrantes de destaque são os cientistas Raymond Kapral da Universidade de Toronto e Ornella Parolini, da Universidade de Milão. Esta professora falará sobre o papel da Computação na Medicina Regenerativa, que pode auxiliar o ser humano na busca pela cura definitiva do câncer.


Mais informações podem ser obtidas na página da Conferência http://www.lac.inpe.br/CCIS/



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários