Alunos do IFMA Iniciam Estágio na Base de Alcântara

Olá leitor!

Recentemente o blog postou uma interessante nota (veja a nota Alunos do IFMA Iniciam Estágio em Alcântara) postada no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando o inicio do estágio dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Segue agora abaixo uma nota mais específica postada dia 24/08 no site do IFMA.

Duda Falcão

Alunos do Instituto Federal iniciam Estágio

na Base Espacial de Alcântara


Por Robson Luís e Cláudio Moraes

Ter, 24 de Agosto de 2010 - 16:19


Alunos do Curso Subsequente de Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Alcântara, iniciaram, no dia 19 de agosto, estágio curricular no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Antes da conclusão do curso, os 27 alunos beneficiados, com idade entre 20 e 30 anos, poderão por em prática o conteúdo visto em sala de aula além de obterem a primeira experiência no mercado de trabalho.

O diretor geral do Instituto Federal – Campus Alcântara, Francisco Albuquerque Bastos, e o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Ensino, José Barros Filho, participaram do primeiro dia de estágio dos estudantes e foram recebidos pelo Comando-Geral do CLA, representado pelo vice-diretor do CLA, o tenente-coronel aviador Rogério Paulo Gonçalves, que falou da importância dessa parceria encorajando os alunos a valorizar essa oportunidade.

O professor Albuquerque destacou a importância do estágio como uma oportunidade de aprendizado aos alunos e agradeceu ao comando do CLA pela parceria estabelecida com a instituição.

O capitão aviador Jorge Wilson Costa Mattos, responsável pela tramitação do processo do estágio, e o tenente coronel aviador Paulo Junzo Hirasawa, fizeram uma explanação sobre a rotina do estágio, que será realizado, em sistema de rodízio, durante 10 semanas nas áreas de informática, telecomunicações, gerenciamento de redes físicas, áudio e vídeo, rádio enlace e radar, além de conhecimentos de eletrônica aplicada a telemedidas, meteorologia e lançamento.

Os estagiários serão monitorados por militares e supervisionados pelos professores do Instituto Federal, Jean Mark Santos, supervisor geral, com a colaboração do professor Benedito Braúna. O estágio terá a duração de 200 horas, com jornada diária de quatro horas, das 8 às 12h.

Essa é a primeira turma do curso técnico em eletrônica do campus do Instituto Federal de Alcântara, que visa atender ao mercado de trabalho que se abre através da ampliação operacional do CLA, que requer mão de obra especializada nas diversas áreas exigidas pelo programa espacial brasileiro.


Fonte: Site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Comentário: Pois é leitor, fica agora mais que claro que essa parceria foi realmente por iniciativa do IFMA e do CLA, que é um órgão ligado ao COMAER (Comando da Aeronáutica), sem qualquer interferência da Agência Espacial Brasileira (AEB). Parabenizo ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e ao IFMA pela grande iniciativa, esperando que algo parecido também venha a ser realizado com alguma escola ou instituto de formação próximo ao CLBI.

Comentários