LNCC Promoverá Dia 30/08 Palestra Sobre Cosmologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (24/08) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando o “Programa de Divulgação Científica" do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT) promoverá palestra sobre Cosmologia dia 30/08.

Duda Falcão

Programa de Divulgação Científica do LNCC

Promove Palestra Sobre Cosmologia

24/08/2010 - 08:28

Após coordenar a ExpoT&C, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT) segue comprometido com o processo de divulgação científica, fundamental para o desenvolvimento do sistema de Ciência & Tecnologia no Brasil. O programa Fique Por Dentro retorna no próximo dia 30, as 15h, quando o físico Marcio Antonio Maia palestra sobre o tema Compreendendo o Universo Através das Galáxias.

O conteúdo do evento aberto à comunidade de Petrópolis (RJ) e região é interdisciplinar, abordando tanto a Astronomia, quanto a Filosofia e a História, por exemplo. O pesquisador do Observatório Nacional (ON) explica que só foi possível “estender a fronteira do Universo para fora da Via Láctea (a galáxia onde moramos) há menos de cem anos”:

"A partir da descoberta e do estudo da distribuição no espaço de outros 'universos-ilhas' de forma sistemática foi possível inferir a imensidão do Universo em que vivemos. O primeiro grande impacto foi dado pela descoberta por Edwin Hubble de que o Universo se encontra em expansão", declara Maia, que acrescenta - "Em 1989, descobrimos que a expansão do Universo está acontecendo de forma acelerada", finaliza.

A palestra proferida pelo mestre e doutor em Astronomia pelo ON será a sexta do cronograma previsto para dez encontros, entre março e dezembro de 2010. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas gratuitamente através do tel (24) 2233 6039 ou pelo e-mail eventos@lncc.br.

Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentários