O Céu é o Limite

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (21/08) no site do jornal “Diário de Santa Maria” da cidade gaúcha de Santa Maria, destacando que uma aluna do 1º ano do ensino médio do Colégio Militar de Santa Maria, Caroline Lopes dos Santos, foi escolhida para participar da 6ª Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP), de 26 de setembro a 2 de outubro.

Duda Falcão

Educação

O Céu é o Limite

Santa-mariense foi à melhor do Estado

em competição de astronomia

21/08/2010 N° 2586

Ficar horas debruçada sobre livros, resolver problemas repletos de cálculos e desmembrar difíceis fórmulas de física. A dedicação da estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Santa Maria Caroline Lopes dos Santos, 15 anos, começa a render bons frutos. Carol, como é chamada, conquistou o 1º lugar no Estado na 13ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento ocorreu em maio deste ano, e o resultado foi divulgado na última quinta-feira.

A conquista credencia a estudante a participar da 6ª Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP), de 26 de setembro a 2 de outubro. No evento, os 60 melhores colocados na OBA vão trocar experiências, participar de palestras, oficinas e atividades voltadas para a área astronáutica – que estuda a tecnologia dos vôos espaciais, entre outros temas.

Para chegar até esse “pódio”, Carol fez bonito na olimpíada, da qual participaram nada menos que 780 mil estudantes do Brasil todo. Ela respondeu uma prova, composta por cerca de 25 questões, todas dissertativas, divididas em três áreas: astronomia, astronáutica e energia. A nota que a estudante tirou ainda não foi divulgada, mas se sabe que foi o melhor desempenho do Estado.

Eu não esperava ir tão bem. Estou muito feliz. Meus colegas até brincam comigo que vou ser a primeira astronauta brasileira. Porque o único que temos no país é o Marcos Pontes – explica a estudante santa-mariense.

Junto com Carol, participará da Jornada Espacial a professora de física do Colégio Militar, tenente Tatiane Godinho Munhoz.

Teremos atividades em turno integral na jornada. Será uma aprendizagem muito grande – diz a tenente.

Fonte: Site do jornal Diário de Santa Maria (RS)

Comentário: Está de parabéns a estudante gaúcha Maria Caroline Lopes dos Santos pelo seu empenho e pelo reconhecimento alcançado. Certamente ela merece estar entre esses 60 alunos que irão a São José dos Campos no final de setembro. No entanto, é o que eu já comentei ontem (veja a nota Dois Alunos da UnB Foram Selecionados Pela NASA), esses eventos precisam amadurecer e avançar no Brasil e não ficar restritos a oficinas e palestras e sim criar condições para que esses jovens possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o processo até SJC. Como? Através da criação de projetos concretos (chega de foguetes de água) que possam ajudar na formação deles e também na criação de novos conceitos no setor, como é realizado mundo afora. Vale lembrar leitor que é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que vem desenvolvendo com o apoio do INPE o primeiro cubesat brasileiro, ou seja, o Nanosatc-BR.

Comentários