O 6º EUsISSeR Será em São Jose dos Campos (SP)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Encontro com Usuários de Imagens de Satélite de Sensoriamento Remoto - EUsISSeR” será realizado em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

6º Encontro com Usuários de Imagens de

Satélites Será em São José dos Campos


18/08/2010

Pela primeira vez, o Encontro com Usuários de Imagens de Satélite de Sensoriamento Remoto - EUsISSeR, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),será em São José dos Campos (SP). Em sua 6ª edição, a iniciativa coordenada pela Divisão de Geração de Imagens tem como objetivo apresentar e informar os produtos para uso em Sensoriamento Remoto gerados pelo Instituto, além de orientar quanto às aplicações e formas de acesso às imagens dos satélites disponíveis no banco de imagens do INPE - o mais antigo do Hemisfério Sul.

O 6º EUsISSeR acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no Parque Tecnológico Riuji Kojima, com palestras e cursos ministrados por especialistas do INPE.

O público alvo são os usuários de imagens de satélites de todo país e do exterior, tanto grandes empresas fornecedoras de serviços quanto iniciantes e educadores que tenham interesse em aprofundar no assunto.

Dentre as atividades da programação, destacam-se as palestras do diretor do INPE, Gilberto Câmara, com o tema “Navegando num Mundo de Dados: Imagens de Satélites para Todos", e do coordenador geral de Observação da Terra, João Vianei Soares, sobre "A Reinvenção da Observação da Terra no Mundo". O coordenador do Programa de Aplicações do CBERS (Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres), José Carlos Neves Epiphanio, falará sobre a “Nova Família CBERS”, e o coordenador geral de Engenharia e Tecnologia Espacial, Mário Quintino, sobre as “Missões Espaciais do INPE”.

Serão apresentados ainda outros temas de interesse dos usuários, como imagens de alta resolução e os grandes programas e projetos da instituição que envolvem sensoriamento remoto, geoprocessamento e educação. Haverá uma sessão especial com mesa redonda para as questões relativas aos usuários de imagens de satélite, com a presença da equipe do INPE de Cachoeira Paulista e de Cuiabá, responsáveis pela recepção, gravação e processamento dos dados de satélites. Novidades sobre os programas Spring, TerraLib e sistemas para avaliação da qualidade das imagens pelos usuários, serão apresentados em palestras específicas.

Programação, inscrições, valores e demais informações estão disponíveis no site: http://www.dgi.inpe.br/usr/eusisser-6/.

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários