Brasileiros São Premiados em Olimpíadas de Informática

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (24/08) no site da “Agência FAPESP” destacando que três estudantes brasileiros foram premiados na 22ª Olimpíada Internacional de Informática (IOI-2010), realizada entre 14 e 21 de agosto, em Waterloo, no Canadá.

Duda Falcão

Notícias

Premiados em Olimpíada de Informática

24/08/2010

Estudantes brasileiros ganham três medalhas na

Olimpíada Internacional de Informática,

realizada no Canadá (divulgação)


Agência FAPESP - Três estudantes brasileiros foram premiados na 22ª Olimpíada Internacional de Informática (IOI-2010), realizada entre 14 e 21 de agosto, em Waterloo, no Canadá. Felipe Abella de Souza, do Colégio Geo (João Pessoa), recebeu uma medalha de prata, enquanto Renato Ferreira Pinto Júnior e André Hahn Pereira, ambos do Colégio Objetivo (São Paulo), receberam medalhas de bronze.

Os quatro participantes brasileiros concorreram com cerca de 290 participantes de mais de 70 países. Caíque Porto Lira, do Colégio Farias Brito (Fortaleza), ficou a poucos pontos da medalha de bronze – as instituições mencionadas são aquelas nas quais os estudantes estavam em 2009, quando foram escolhidos para participar na IOI-2010.

A equipe brasileira, cujo treinamento foi coordenado por Wanderley Guimarães da Silva, mestrando no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, foi selecionada entre os melhores colocados na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

A OBI é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio e promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, com apoio da Fundação Carlos Chagas.

O objetivo da competição é despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação. A OBI é dividida em duas modalidades (Iniciação e Programação), subdivididas em cinco níveis, de acordo com as séries. Em 2010, recebeu mais de 23 mil inscritos.

Os melhores colocados das duas modalidades (Iniciação e Programação) são convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas.

Os alunos da modalidade Iniciação participam de cursos de introdução à programação. Já os da modalidade Programação realizam cursos de programação avançada. Ao final, quatro alunos são escolhidos para integrar a equipe brasileira para participar da IOI.

Mais informações:

www.ioi2010.org/FinalResults.shtml

http://olimpiada.ic.unicamp.br



Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentário: Parabéns aos jovens brasileiros e vamos torcer que no futuro o investimento seja ele privado ou público feito agora na educação desses jovens, possa trazer retorno à sociedade brasileira e não à sociedade de outros países.

Comentários