Barreira do Inferno Adia lançamento do Foguete FTB

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (26/08) no site “www.nominuto.com”, informando que o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) que ocorreria hoje do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) foi cancelado e será transferido para uma data ainda a ser definida.

Duda Falcão

Ciência e Tecnologia

Barreira do Inferno Adia Lançamento de Foguete

Rajadas de vento mais fortes que o esperado

forçaram espera por lançamento

Por Artur Dantas e Isabela Santos

Quinta-feira, 26/08/2010 às 16h58

O lançamento do foguete estava previsto para ser realizado às 15h desta quinta-feira (26) no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), mas uma mudança nos ventos adiou o acontecimento, após duas horas de incerteza e investigações do tempo. Nova data para a operação ainda será definida.

A equipe lançou três balões meteorológicos para rastrear a umidade do ar e a velocidade do vento, que chegou a medir rajadas de 11 metros por segundo, o equivalente a 40 quilômetros por hora, quando era esperada velocidade de no máximo 10 metros por segundo (equivalente a 35 quilômetros por hora).

De acordo com o diretor do CLBI, o tenente coronel Medeiros, essa velocidade poderia mudar a trajetória do foguete e o monitoramento seria perdido. “O projétil poderia cair em área diferente da programada, a 17 km a leste do ponto de lançamento”, disse.

O experimento daria continuidade aos lançamentos e rastreamentos de Foguetes de Treinamento Básico (FTB), sem carga útil tecnológica, com finalidade de treinamento operacional do Centro de Lançamento.

Fonte: Site www.nominuto.com

Comentários