Operação Fogtrein I - 2010

Descrição da Campanha

Data do início da campanha: 19/07/2010
Operação: Operação Fogtrein I - 2010
Foguete: Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Numero do vôo do foguete: 8
Data de lançamento: 26/07/2010
Horário: 14h30m
Local: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Apogeu do vôo: 31.942m
Tempo de vôo: 166s
Objetivo: Exercitar a estrutura de coordenação e com isso testar os sistemas de comunicação, integração e montagem, em estudos realizados pelo centro.
Resultado: Operação bem sucedida

Experimentos Embarcados:

- Não houve

Data do início da campanha: 19/07/2010
Operação: Operação Fogtrein I - 2010
Foguete: Foguete de Treinamento Intermediário (FTI)
Numero do vôo do foguete: 1
Data de lançamento: 03/08/2010
Horário: 12h25
Local: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Apogeu do vôo: 38.167m
Tempo de vôo: 3m13s
Objetivo: Primeiro vôo de qualificação desse foguete. Exercitar a estrutura de coordenação e com isso testar os sistemas de comunicação, integração e montagem, em estudos realizados pelo centro.
Resultado: Operação considerada de sucesso

Experimentos Embarcados:

- Não houve

Instituições Envolvidas:

AEB - Agência Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial
AVIBRÁS - Avibrás Indústria Aeroespacial S/A


Lançamento do Foguete FTB
Operação Fogtrein I – 2010 – 26/07/2010



O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA realizou com sucesso dia (26/07), o lançamento de um foguete de pequeno porte, dentro da chamada Operação Fogtrein I - 2010. O modelo testado foi o Foguete de Treinamento Básico (FTB) que foi desenvolvido e construído pela AVIBRAS Aeroespacial, situada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, baseados nos foguetes militares de saturação do sistema Astros (Artilhery Saturation Rocket System).


"O lançamento de hoje, eu diria que de todos os lançamentos da série FTB, este foi o mais perfeito. Do lançamento em si, ele cumpriu praticamente a risca a trajetória nominal, a trajetória prevista. Ele teve um alcance um pouquinho superior, chegou a algo em torno de 31.942 metros", afirmou Cel. Rodrigo Rangel, diretor do CLA, em entrevista concedida logo após a missão.


Ainda segundo o coronel Rangel, o tempo de vôo foi de 166 segundos até o impacto a 13,2 quilômetros da costa, em alto-mar.


Lançamento do Foguete FTI
Operação Fogtrein I – 2010 – 03/08/2010



O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou o lançamento do primeiro Foguete de Treinamento Intermediário – FTI de forma experimental do Projeto FOGTREIN – Foguete de Treinamento. O lançamento do FTI ocorreu às 12h25min do dia 3 de agosto. O foguete atingiu seu apogeu a 38.167 metros do solo e impacto a 54 quilômetros da costa, em alto-mar, após 3 minutos e 13 segundos de vôo. Ouça aqui a entrevista



O objetivo desta Operação é lançar e rastrear o foguete com telemetria na banda S, sem carga útil científica, pois o Projeto FOGTREIN se encontra em fase de desenvolvimento do FTI, sendo necessária a avaliação de seu motor e instrumentos de voo, visando sua qualificação e certificação.



Após o lançamento, o Coordenador-Geral da Operação, Tenente-Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, colocou-se à disposição da imprensa para uma entrevista coletiva na qual foram abordadas questões sobre o programa espacial brasileiro, as melhorias da infra-estrutura e operacional do CLA, além do sucesso da Operação Fogtrein I – 2010 no lançamento de dois foguetes experimentais.


Primeiro Vôo da Operação - Foguete FTB
Reportagem da TV Mirante - 26/07/2010

Segundo Vôo da Operação - Foguete FTI
Reportagem da TV Mirante - 03/08/2010




Fonte: Com informações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários