Vela Solar LightSail 2 Comemora 10 Meses no Espaço Com Novas Imagens da Terra

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (05/05) no site “Canaltech” destacando que a Vela solar LightSail 2 comemorou 10 meses no Espaço com novas imagens da Terra.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO 

Vela Solar LightSail 2 Comemora 10 Meses no Espaço Com Novas Imagens da Terra 

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte: Planetary Society
05 de Maio de 2020 às 16h30

Em 23 de julho de 2019, a Sociedade Planetária lançou à órbita terrestre a LightSail 2, uma pequena nave espacial movida por vela solar. A ideia por trás desse voo é testar, na prática, a viabilidade de enviar naves espaciais impulsionadas apenas pela luz solar, sem a necessidade de combustíveis.

O experimento já proporcionou uma série de aprendizados, publicados pela Sociedade Planetária no início deste ano. Agora, a LightSail 2 completa seu 10º mês no espaço e, para celebrar, a equipe da missão divulgou 10 novas imagens do nosso planeta, capturadas pela câmera da espaçonave.

Todas as fotos tiveram as cores ajustadas e parte da distorção removida. A vela da LightSail 2 parece ligeiramente curvada nas fotos por causa das lentes, que são do tipo olho de peixe.

(Imagens: The Planetary Society)
Esta imagem foi capturada em 8 de fevereiro deste ano e mostra a África ocidental e o rio Níger, o terceiro rio mais longo da África. O norte esta no canto inferior esquerdo.
Nesta foto tirada em 13 de fevereiro de 2020, o destaque é a sombras dos painéis solares sobre a vela.
Capturada em 30 de janeiro de 2020, a imagem mostra o Caribe com o extremo leste de Cuba e a ilha de São Domingos. O norte fica aproximadamente à direita.
Aqui a câmera 2 do Lightsail 2 registrou o Mar vermelho e o Rio Nilo em 9 de fevereiro de 2020. O norte fica à aproximadamente à direita.



A LightSail 2 está a uma altitude de 720 km acima da superfície, superior à localização da maioria dos satélites na chamada “órbita baixa”. Para controlar a nave, a equipe usa um mecanismo para girar a vela de acordo com a necessidade.

Para orbitar a Terra, a nave leva cerca de 100 minutos, sendo que, dentro desse período, ela passa 67 minutos se movendo em direção ao Sol. Dos 33 minutos restantes de cada volta à Terra, a sonda passa cerca de 5 minutos voltando para a orientação desejada. Portanto, a LightSail 2 tem no máximo 28 minutos de cada órbita para capturar os fótons solares e, assim, alterar sua velocidade.

Você pode acompanhar o status da missão em tempo real e conferir onde a nave está neste exato momento, quanto ela ainda tem de bateria, qual a sua temperatura atual e a sua altitude. Para ver essas informações, basta acessar a página oficial da LightSail 2.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br

Comentários