Astrônomos Descobrem Estrela Anêmica Quase Tão Antiga Quanto o Universo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (18/05) no site do “Olhar Digital” destacando que Astrônomos descobriram Estrela Anêmica quase tão antiga quanto o Universo.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO 

Astrônomos Descobrem Estrela Anêmica Quase Tão Antiga Quanto o Universo

Astro está a 35 mil anos-luz de distância e tem idade estimada de 13,8 bilhões de anos 

Por Guilherme Preta
Editado por Fabiana Rolfini
Olhar Digital
Fonte: Science Alert
18/05/2020 - 13h40


Pesquisadores encontraram uma estrela quase tão antiga quanto o universo, com aproximadamente 13,8 bilhões de ano. A gigante vermelha, que recebeu o nome de SMSS J160540.18-144323.1, está a cerca de 35 mil anos-luz de distância e possui os níveis mais baixos de ferro que qualquer outra estrela na Via Láctea.

“Esta estrela incrivelmente anêmica, que provavelmente se formou poucas centenas de milhões de anos após o Big Bang, tem níveis de ferro 1,5 milhão de vezes inferiores aos do Sol”, destacou o astrônomo Thomas Nordlander.


A metodologia de quantificar o nível de ferro para determinar a idade dos astros se dá pelo fato de o universo primitivo não possuir metais. Por conta disso, as primeiras estrelas eram compostas basicamente de hidrogênio e hélio.

Dessa forma, a estrela descoberta provavelmente foi uma das primeiras a surgir na segunda geração. Para efeito de comparação, acredita-se que o nosso Sol seja da centésima. Além disso, a SMSS J160540.18-144323.1 está morrendo. Por ser um gigante vermelho, significa que está no fim de sua vida útil, consumindo o final de seu hidrogênio para a fusão de hélio.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Sensacional leitor, realmente espetacular. A Astronomia mundial vem prestando um grande serviço à humanidade tentando desvendar os segredos do Universo, só pecando através de alguns de seus ilustres membros arrogantes (inclusive no Brasil) quando abrem a boca para falar o que não entendem por assim não pesquisarem como deveriam, mas se acham o entendidos usando a sua imagem para divulgar visões estapafúrdias para a imprensa e para Sociedade humana. Fora isso, a Comunidade Astronômica do planeta está de parabéns.

Comentários