DTEL da AEB Publica Finalmente Relatório do ETEC do Sistema de Navegação Inercial

Olá leitor

Pois então, no dia 25/05 finalmente a “Diretoria de Transporte Espacial e Licenciamento (DTEL)” da nossa Agencia Espacial Brasileira (AEB) divulgou o Relatório Consolidado da Etapa de Consulta Pública Nacional, composta do envio de propostas e subsídios para a estruturação da Encomenda Tecnológica que visa a contratação e desenvolvimento de um ‘Sistema de Navegação Inercial (INS)’. Veja na íntegra clicando aqui este relatório.

Bom leitor, o documento identifica sete propostas de empresas, institutos e fundações, enviadas que foram dentro do prazo estabelecido neste edital de consulta pública. Estas instituições são as seguintes: 

* Avibrás Indústria Aeroespacial S/A;

* AEL Sistemas S/A;

* Castro Leite Consultoria (CLC);

* Innalogics - Sistemas Computacionais LTDA;

* Orbital Engenharia S/A;

* Instituto de Estudos Avançados (IEAv); e a 

* Fundação CERTI.

Apesar dos confetes jogados neste documento pelo DTEL em cima dos concorrentes e de suas propostas, que me desculpem todos os participantes, mas se houver realmente seriedade e competência na condução de todo este processo de escolha, das sete participantes, só duas tem realmente condições de entregar um ‘Sistema de Navegação Inercial (INS)’ completo, com qualidade, preço e num menor tempo possível. Vamos ser sérios, objetivos e não perder o foco, precisamos urgentemente deste INS e não há mais tempo para palhaçadas e brincadeiras, pelo menos é o que se espera. São elas: 

* AEL Sistemas S/A;

* Castro Leite Consultoria (CLC); 

Acontece leitor que, a AEL Sistemas apesar de ter sede em Porto Alegre-RS, sequer deveria estar participando deste Edital, pois apesar de ter sua imagem vendida como empresa brasileira, ela está muito longe disso, seu controle acionário pertence ao Grupo israelense Elbit Systems, um dos líderes mundiais no Segmento de Defesa.

Diante disto, na opinião do Blog BRAZILIAN SPACE, qualquer outro resultado que não tenha a startup espacial brasileira ‘Castro Leite Consultoria (CLC)’ como a escolhida no final das etapas deste edital, será totalmente questionável.

Duda Falcão

Comentários

  1. Duda, no documento apesar de não citar explicitamente fica fácil identificar quando se fala da CLC.
    Única empresa de todas essas que possui um protótipo de sistema inercial pronto.
    Mas, o problema citado pelo relatório é que ao que tudo indica a Pina possui componentes críticos fornecidos por uma grande empresa estrangeira que coloca em risco de embargos comerciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blog Luiz!

      Hummmm, você quase que fez seu dever de casa direitinho, mas não é precisamente isso não. A proposta de maior maturidade tecnológica, a (TRL 8), apresenta um protótipo do sistema completo em condições de operação em grau tático, incluindo resultados de testes de Hardware-in-loop (HIL ou HWIL). Nesse caso, a tecnologia presente no modelo de demonstração foi desenvolvida no contexto de uma parceria entre uma empresa brasileira e outra estrangeira e não foram dados detalhes quanto à propriedade intelectual ou quanto à possibilidade de desenvolvimento integral dos componentes críticos no país, o que é fator relevante para a encomenda tecnológica, diz o documento. Pois então, essa descrição é a AEL Sistemas, que tem uma plataforma pronta israelense que seria apenas montada no país. A proposta da CLC é a (TRL 7) sendo a única que agrega todo os requisitos do Edital, inclusive ter sido desenvolvida no país, através de uma empresa genuinamente brasileira e por um dos maiores especialistas da área no mundo. Valeu amigo?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Rsrs grande Duda sempre bem informado.
    Um tema legal pra uma live não?? o desenvolvimento de sistemas inerciais no Brasil..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blog Luiz!

      Obrigado amigo pelo seu reconhecimento ao meu trabalho. Olha, vou pensar sobre essa sua sugestão, inclusive discutindo com algumas pessoas desta área.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário