Astrônomos Podem Ter Descoberto Pequena Lua no Sistema Solar Exterior

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/05) no site do “Olhar Digital” destacando que Astrônomos podem ter descoberto pequena Lua no Sistema Solar Exterior.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO

Astrônomos Podem Ter Descoberto Pequena Lua no Sistema Solar Exterior

Objeto foi encontrado na escuridão do Cinturão de Kuiper orbitando planeta anão

Por Guilherme Preta
Editado por Fabiana Rolfini
Olhar Digital
Fonte: Science Alert
22/05/2020 - 10h20


Encontrar objetos espaciais na extremidade do Sistema Solar é muito difícil, principalmente na escuridão do Cinturão de Kuiper. Por conta desta rara possibilidade, a descoberta de uma pequena Lua na região empolgou astrônomos.

A técnica utilizada foi a de ocultação, quando espera que determinado objeto espacial passe em frente a uma estrela brilhante para que possa se tornar visível. Neste caso, o alvo da observação era o planeta anão 2002 TC 302 que, em cálculos anteriores, possuía 584 quilômetros de diâmetro. Porém, em uma ocultação em janeiro de 2018 e aceita recentemente pela revista Astronomy & Astrophysics, foi calculado um diâmetro de “apenas” 500 quilômetros.

Foto: Reprodução
Sistema Solar.

Os pesquisadores concluíram que se o planeta for orbitado por uma Lua com aproximadamente 200 quilômetros de diâmetro a uma distância de 2 mil quilômetros, isso poderia gerar um sinal que induziu ao erro de cálculo anterior. A essa curta distância, nem mesmo imagens do Telescópio Espacial Hubble poderia registrar a presença do satélite natural.

A existência de um planeta anão com uma lua própria pode ajudar aos pesquisadores a entenderem como as coisas funcionavam no início do Sistema Solar e a aprender mais sobre a formação dos objetos espaciais. Como o Cinturão de Kuiper pouco mudou desde então, a região é considerada uma cápsula do tempo.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br

Comentários