Equipe Que Desenvolveu Projeto de Ferramenta Para Manter Astronautas Informados Vence Competição da AEB

Olá leitor!

Pois é, segue abaixo uma nota postada hoje (25/05) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Equipe que desenvolveu Projeto de Ferramenta para Manter Astronautas Informados vence competição da AEB.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Equipe Que Desenvolveu Projeto de Ferramenta Para Manter Astronautas Informados Vence Competição da AEB

Coordenação de Comunicação Social 
Publicado em: 25/05/2020 10h36
Última modificação: 25/05/2020 13h49


A equipe Spacetroopers Brasil 2 que desenvolveu um projeto de ferramenta de comunicação digital e entretenimento para astronautas em missões espaciais foi a vencedora do Hackathon sobre Covid-19 da AEB, na categoria Valores Humanos. A competição, promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contou com a participação de 27 equipes de quatro regiões do Brasil.

Na maratona online, a equipe Space TropperBrasil 2, formada por quatro estudantes e uma professora do Colégio Santa Terezinha, em São Gonçalo (RJ), propôs o desenvolvimento de uma web rádio e de podcasts, programas semelhantes aos que são feitos para rádio.

A estudante e membro da equipe, Aimée Borges, explicou que o objetivo do projeto foi utilizar recursos como a internet ou o rádio, para reduzir a ansiedade das pessoas que estão em quarentena, o que acontece constantemente com os astronautas, e também com toda a população nesse período de pandemia provocada pela Covid-19.

“A ideia é criar quadros com conteúdos diversos, como desmentido fake news, entretenimento e até mensagens dos familiares aos astronautas que estão confinados ou se preparam para participar de uma missão espacial”, explicou. 

Determinação 

Para o estudante, Davi Lacovelli, a determinação do grupo foi o fator fundamental para conquistar a vitória no Hackathon. “A participação de todos os integrantes do grupo, as constantes discussões e os cuidados para atender o que foi proposto no Hackathon foram fatores fundamentais para desenvolver um trabalho de qualidade”, ressaltou.

O estudante Davi Viana ressaltou que toda a equipe está orgulhosa com a vitória, pois reconhecem que conseguiram pôr em prática uma ideia interessante e viável para períodos de isolamento. Davi destacou ainda, que a competição proporcionou muito conhecimento e aprendizado, no que se refere ao trabalho em equipe, uma experiência que todos irão utilizar em outros trabalhos. 

Conquistas 

Ao falar da importância de participar do Hackathon Espacial, o estudante Felipe Fonseca revelou: “Participar de competições científicas é um processo que faz parte da nossa rotina de estudante. Nossa equipe e outros colegas tiveram a oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais da Agência Espacial Norte Americana (Nasa). Conquistamos dois prêmios e alcançamos importantes colocações”, explicou o estudante, enfatizando que o grupo de estudantes é movido por desafio e curiosidade científica.

A professora e diretora do Colégio, responsável pela equipe no Hackathon da AEB, Lúcia Helena Bastos, acredita que os estudantes são talentosos, que no futuro, podem ser aproveitados no setor de Ciência e Tecnologia. “O interesse dos estudantes é o que nos motiva a participar de iniciativas como essa promovida pela a AEB, a prova disso é que já estamos inscritos em outro Hackathon. Nessa competição vamos encarar um desafio proposto pela NASA”, afirmou.

“Como professora fico bastante satisfeita em ver de perto a empolgação, garra e determinação de estudantes tão jovens. Foi muito motivador observar a satisfação dos alunos e perceber que seus esforços resultaram em mais uma vitória”, finalizou Lúcia Helena.

A AEB parabeniza todas as equipes vencedoras do Hackathon Espacial e reconhece a qualidade dos trabalhos dos primeiros colocados e de todos que se inscreveram na competição virtual. 

Hackathon Espacial 

A ideia da maratona, promovida pela AEB, surgiu inicialmente no Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E) e faz parte de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTIC, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 

Comentário: Pois é, o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a equipe ‘Spacetroopers Brasil 2’ pela sua conquista e engenhosidade. Well Done galerinha.

Comentários