Pesquisadores Acham o Lugar Para Futura Colônia Humana em Marte

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (14/05) no site “Tecmundo”, destacando que Pesquisadores acharam o lugar para futura Colônia Humana em Marte

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Pesquisadores Acham o Lugar Para Futura Colônia Humana em Marte 

Por Julia Marinho
Tecmundo
Via Nexperts
14/05/2020 às 09:00

Imagem: NASA/JPL/ASU/Divulgação

Tubos de lava são abertos nas encostas de vulcões quando a rocha derretida busca seu caminho em direção à superfície, durante uma erupção. Quando o fluxo cessa e se resfria, o que resta são túneis vazios e endurecidos. Em Marte, eles podem ser a futura casa de colônias de humanos – e parece que uma série de túneis em particular reúne as melhores condições para isso.

Fonte:  NASA / JPL / ASU/Divulgação
Um tubo de lava na encosta do Pavonis Mons, na região de Tharsis, em Marte.

Desde que a sonda da NASA Odyssey Mars começou a fotografar em 2001 a superfície marciana, os cientistas estudam qual seria o melhor local para instalar uma base permanente no planeta. Uma equipe de pesquisadores do Center for Planetary Science analisou cerca de 1.500 imagens capturadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) à procura desses locais.

Liderado pelo astrofísico e cientista planetário Antonio Paris, o grupo contou ainda com o antropólogo e médico de emergência Evan Davies, o geólogo Laurence Tognetti e a cientista ambiental Carly Zahniser. 

Proteção Dentro da Cratera 

Fonte:  NASA/JPL-Caltech/Arizona State University/Divulgação
O Hadriacus Mons, vulcão onde se encontram os tubos de lava mais promissores à ocupação humana.

A expertise dos quatro ajudou a localizar pontos que reúnem as condições ideais para abrigar astronautas: uma série de tubos de lava nas encostas do Hadriacus Mons, um vulcão na Hellas Planitia – uma imensa cratera de 2.300 quilômetros de diâmetro perto do equador planetário, no hemisfério sul. Sua profundidade de sete quilômetros faz com que somente 50% da radiação atinjam o fundo da bacia.

O grupo procurou então, na Terra, tubos de lava que fornecessem dados sobre sua eficácia contra a radiação vinda do espaço (mesmo com nossa magnetosfera, algumas dessas partículas chegam à superfície terrestre).

Fonte:  Center for Planetary Science/Reprodução
Tubos de lava na Terra (na foto, acima) e em Marte (embaixo).

Os pesquisadores descobriram um efeito significativo de proteção contra radiação e, extrapolando seus resultados para Marte, calcularam que, vivendo em um tubo de lava em Hellas Planitia, os futuros exploradores poderiam experimentar cerca de 61,64 µSv /dia.

A dose máxima segura de radiação, segundo a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, é de 6.200 µSv/ano; em Marte, ela pode chegar a 547 µSv /dia; no fundo de Hellas, ela é de 342 µSv/dia; – ainda assim, muito alta. Até porque espera-se que, depois de uma viagem de seis meses, os exploradores vivam anos no planeta.

Abrigo e Local de Busca Por Vida 

Segundo o estudo do grupo de cientistas, publicado no repositório de artigos científicos arXiv, escorar os túneis, selar suas entradas e então pressurizá-los e aquecê-los para torná-los habitáveis é mais vantajoso que permanecer no veículo pousado ou mesmo construir um abrigo do zero.

Fonte:  NASA/JPL-Caltech/ASU/Divulgação
Tubos de lava no flanco sul de Pavonis Mons.

Além disso, o subterrâneo protegerá a missão contra micrometeoritos, flutuações de temperatura e substâncias perigosas, suspensas na poeira da superfície marciana.

Segundo o grupo diz em seu trabalho, “os tubos de lava podem servir também como locais importantes para observação direta e estudo da geologia e da geomorfologia marciana, além de potencialmente fornecer evidências sobre o possível desenvolvimento da vida microbiana no início da história natural de Marte."



Fonte: Site Tecmundo - https://www.tecmundo.com.br

Comentário: Simplesmente fantástico. Pois então leitor, enquanto isso na maior Republica das Bananas Sul-americana, indo de encontro a uma grande esperança que surgiu com a nomeação do Ministro Marcos Pontes para o MCTIC, o nosso pífio Programa Espacial continua completamente inoperante, sem as mudanças que deveriam ter sido feitas, com as mesmas ervas daninhas e empresas aproveitadoras dando as cartas, com tremendos erros políticos sendo cometidos como na Questão dos Quilombolas e com uma Agencia Espacial que é uma tremenda piada sem força política nenhuma e sem cumprir a função para qual foi criada, servindo como cabide de emprego para gente sem compromisso. É triste toda essa situação caro leitor, se esperava muito do Ministro Marcos Pontes, ele tinha tudo pra dá certo e deixar um tremendo legado no Setor Espacial, inclusive tinha em mãos a histórica CARTA DE FÒZ DO IGUAÇU com 24 sugestões da própria Comunidade Espacial (veja aqui), mas infelizmente o que se viu até agora leitor foi a total falta de resultados, erros inaceitáveis como a “cagada” pré-anunciada da Avibras com o motor S50, a total falta de seriedade e de atitude no programa do veículo lançador que é extremamente estratégico para o país, e pra completar, ainda por cima a relação extremamente complicada de toda a comunidade com a sua assessoria. Um verdadeiro banho de água fria que jogou o nosso ‘Patinho Feio’ em um buraco ainda maior do que já se encontrava, e justamente num momento em que isto não poderia acontecer. Agora leitor falasse em tira-lo para colocar um esquerdista investigado pela Policia Federal por recebimento de propina, o que seria um completo desatino, um retrocesso inaceitável as nefastas práticas de outrora e certamente o golpe final em nosso “Patinho Feio”. Tomara leitor para o bem do Brasil que essa notícia não seja verdadeira e que se o Ministro Marcos Pontes tiver de sair, que seja substituído por um técnico do setor competente, comprometido em realmente apresentar resultados a sua sociedade “Cara Pálida”, e que como primeira gesto de confiança e boa vontade, transfira a AEB definitivamente do MCTIC para a Presidência da República, onde ela nasceu e jamais deveria ter saído, tirando assim a mesma da obscuridade e retornando-lhe o status político necessário para (se bem gerida for) deixar de ser uma Agencia Espacial de Brinquedo. Agora leitor, quanto ao vídeo que acompanha a matéria acima, vale ressaltar o belo trabalho fantasioso do seu autor. A humanidade chegará mais cedo ou mais tarde ao Planeta Marte, não há a menor dúvida quanto a isso, mas não com essa espaçonave do universo Flash Gordon.

Comentários