Astrônomos Rastreiam Origem de Neutrinos Encontrados na Antártica

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (18/05) no site do “Olhar Digital” destacando que Astrônomos rastreiam origem de Neutrinos encontrados na Antártica.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO 

Astrônomos Rastreiam Origem de Neutrinos Encontrados na Antártica 

Partículas de alta energia vieram de buracos negros dos quasares 

Por Luiz Nogueira
Editado por Matheus Luque
Olhar Digital
Fonte: Science Alert
18/05/2020 - 19h08


O experimento Antena Impulsiva Transiente da Antártica (Anita), da NASA, é um detector de ondas de rádio suspenso por um balão. Recentemente, o projeto foi o responsável por encontrar estranhos sinais no continente gelado que pareciam ser desencadeados por neutrinos de energia extremamente alta.

Seguindo o caminho percorrido pelas partículas, os astrônomos responsáveis pela investigação descobriram sua possível fonte: os buracos negros supermassivos dos quasares. A carga desses neutrinos detectados era tão alta que pareciam desafiar o modelo padrão da física de partículas.

Os buracos negros locais tem muita atração gravitacional. Quando o gás quente ao seu redor é comprimido pela gravidade e pelos campos eletromagnéticos, eles podem emitir grande quantidade de energia, incluindo neutrinos.

Os neutrinos são partículas bastante misteriosas e evasivas. Eles têm uma massa minúscula, sem carga elétrica e raramente interagem com outros elementos. No entanto, a versão de alta energia é bastante rara e foi detectada interagindo com o solo da Antártica.

A explicação mais plausível para a formação desses neutrinos a partir de um buraco negro supermassivo é: a emissão de raios gama colide com os átomos circundantes, desencadeando uma explosão de neutrinos que, por conta da velocidade da luz com que se movimentam, chegam à Terra rapidamente.

Mesmo com a descoberta, a resolução do mistério dos neutrinos de alta energia ainda carece de estudos mais aprofundados. Por enquanto, sabemos apenas como eles são produzidos, mas não há como precisar sua origem.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pra quem não sabe, os Astrofísicos brasileiros também fazem as suas pesquisas nesta área de Neutrinos, mas nem de longe dispõe dos recursos disponibilizados pela NASA americana.

Comentários