Blog Realizou Sua Terceira Live Com Sucesso na Noite de Ontem (13/05)

Olá leitor!

Pois então, na chuvosa noite de ontem aqui em Salvador (13/05) estivemos realizando com sucesso (apesar das dificuldades técnicas de início) o terceiro bate-papo (live) do Blog BRAZILIAN SPACE, desta vez tendo como tema o “Foguetes Educativos e Experimentais - Dificuldades e Oportunidades no Brasil”.

Ao lado do Prof. Alysson Nunes Diógenes, do Eng. Calvin Trubiene, e do Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, estivemos por quase duas horas debatendo essa importante área educativa das Atividades Espaciais Brasileiras.

O nosso terceiro bate-papo leitor foi uma vez mais descontraído, interessante e acompanhado por muita gente, principalmente jovens alunos e professores interessados no tema, e para quem por alguma razão não pode no dia de ontem nos acompanhar ao vivo, trago abaixo o vídeo gravado deste bate-papo que espero possa continuar em uma outra oportunidade, bem como também (para aqueles ainda não familiarizados), o significado de algumas das siglas abordadas pelos participantes.



SIGLAS:

AEB - Agência Espacial Brasileira 

BAR - Brazilian Association of Rocketry (http://minifoguete.blogspot.com) - Associação de fogueteiro brasileiros também conhecida como Associação Brasileira de Minifoguetes (ABMF), está com sede é Curitiba (PR) e uma das responsáveis por este grande impulso no desenvolvimento de minifoguetes no Brasil. 

CLA - Centro de Lançamento de Alcântara 

COBRUF - Associação formada por alunos universitários de todo o país responsável por realizar anualmente diversas competições ligadas as tecnologias espaciais, e entre elas uma competição de foguetes universitários que ocorre no CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (https://blog.cobruf.com.br). 

FBM - Festival Brasileiro de Minifoguetes - Festival aberto de minifoguetes educativos e experimentais realizado anualmente em Curitiba e cidades próximas pela BAR. 

GFRJ - Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, este ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

GREAVE - Grupo de Foguetes da Universidade Positivo (UP) de Curitiba-PR. 

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. 

LASC - Latin American Space Challenger (http://lasc.space/) - Competição anual aberta (para alunos do ensino fundamental, médio e superior, grupos amadores, entusiastas, etc.) de foguetes educativos e experimentais de toda a América Latina. 

MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes - Competição (sob convite) realizada anualmente em Barra do Piraí-RJ, e direcionada a alunos e professores do ensino fundamental e médio vencedores da OBA. 

NASA - National Aeronautics and Space Administration (Agência Espacial Americana). 

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (http://www.oba.org.br/site/) - Competição aberta para alunos e escolas do ensino fundamental e médio de todo o país. 

OLAA - Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica - Competição anual latino-americana (sob indicação, no Brasil da OBA) direcionada aos alunos do ensino médio de toda à América Latina. 

PION - Pequena empresa (startup) do setor espacial que também apoia está tão importante área educativa deste setor. (http://www.pionlabs.com.br).

Duda Falcão

Comentários