Jornalista Miriam Rezende Gonçalves Fala ao Imprensa e Mídia Sobre Sua Nova Obra “Alcântara”

Olá leitor!

Segue abaixo uma nova entrevista da escritora e ativista mineira do PEB, Miriam Rezende, esta publicada hoje (20/05) no site do “Imprensa & Mídia”.

Duda Falcão

DESTAQUE

Jornalista Miriam Rezende Gonçalves Fala ao Imprensa e Mídia Sobre Sua Nova Obra “Alcântara”

Por Aldair dos Santos
20/05/2020


A escritora contemporânea Miriam Rezende Gonçalves bateu um papo com o Imprensa e Mídia e falou da sua trajetória jornalística, do lançamento do seu livro sobre Alcântara e as perspectivas para o futuro. Considerada uma mulher empoderada, comunicadora bem relacionada, produtora que realiza, roteirista, dramaturga, e nerd! Leia a entrevista na íntegra: 

Imprensa e Mídia – Porque você escolheu o jornalismo?

Miriam Rezende: Escolhi o jornalismo por pressão familiar em fazer um curso que proporcionasse estabilidade. Na ocasião, eu cursava teatro na Cal, e a comunicação foi para permanecer na área, uma continuidade.  

Imprensa e Mídia – Conta-me um pouco da sua trajetória até chegar a “escritora”. 

Miriam Rezende: Aos 18 anos fui morar no Rio de Janeiro e fazer teatro na Cal. Logo, comecei a fazer comunicação social, jornalismo. E em seguida, já fui participar de uma seleção para oficina de produção da Rede Globo, no Projac. dentre milhares de pessoas, e até dança das cadeiras foi usado, eu fui uma das selecionadas. A produção me trouxe uma base muito boa, foi minha grande escola e sou muito grata, porém, tinha a sensação de que faltava algo. Então, em 2009, fui para São Paulo trabalhar na mudança de linguagem no programa “Auto esporte”, também da TvGlobo, mas produzido fora, de jornalismo ele migraria para entretenimento e criei um quadro – Se meu carro falasse – onde celebridades contavam trechos inusitados de suas vidas que aconteceram dentro de seus carros. Paralelo a isso, comecei a fazer pós graduação em Argumento e Roteiro para Cinema e Televisão na Faap. E ali, assistindo filmes biográficos, constatei que todos eles tinham um dado de sua missão na infância (A Piaff cantava em um caixote, o Aviador brincava com aviões na banheira), eu escrevia poemas em bloquinhos d papel coloridos que meu pai pegava na gráfica de meu avô, e era campeã de redação na escola. Isso ajudou a me posicionar. Depois fui produzir “Menina Fantástica” e estudar dramaturgia em Cuba.  

Imprensa e Mídia – Miriam, você é uma pesquisadora e defensora de ambientes não muito comuns, como as questões espaciais? Como surgiu esse interesse? 

Miriam Rezende: Surgiu de uma catástrofe familiar. Aquela velha história de fazer uma limonada com um limão. Minha tia perdeu um filho nesta explosão, engenheiro mecânico do projeto VLS-03, e foi se recuperar na minha casa. Desde então, eu passei a recortar tudo que saia na imprensa sobre o fato. Criei um portfólio que usei no curso de roteiro, e transformei em livro, e tenho contrato assinado com a produtora Escarlate para virar filme e seriado.

Imprensa e Mídia – O que não sabemos sobre a área e na verdade está presente em nosso cotidiano. 

Miriam Rezende: Acredito que a mensagem mais importante pra deixar para os leitores do site é: a conquista espacial existe para resolver os problemas e mazelas da Terra, para garantir nossa sobrevivência. Como a internet vem dos satélite, câmeras nos celulares, mecanismos de pesquisas do Google, equipamento de raio-x, equipamento de ressonância magnética, gás, previsão do tempo, cura do câncer, cura da AIDS, entre outros. 

Imprensa e Mídia – Você escreveu um livro, romance que está sendo divulgado, com o Titulo Alcântara. O que ele representa para você e o que o leitor pode esperar. 

Miriam Rezende: Representa a realização de um sonho, por qual lutei com muita persistência. Realizar é isso, persistir. O leitor irá entrar em um novo universo, nunca antes abordado pela literatura, nem pela cinematografia nacional.  

Imprensa e Mídia – Quais seus planos, pós pandemia? 

Miriam Rezende: Tenho rezado e meditado muito. Cada vez mais ativista do programa espacial brasileiro. No momento o que posso dizer, é que confio no meu trabalho, e na minha missão. Tive uma agenda lotada de palestras e turnê de autógrafos interrompida, e precisamos acreditar que existe algo maior por trás d tudo isso, e logo mais, tudo fará sentido.

Imprensa e Mídia – Um sonho, um livro e uma música? 

Miriam Rezende: Um baby.Alcântara, a história inspirada na História. Rs!”Quando tudo pede um pouco mais de calma…” 

Imprensa e Mídia – Contato para palestras, ou trabalho?



Miriam Rezende: Mauricio Aires da Amigos Assessoria (21) 9-9988-2158


Fonte: Site Imprensa & Mídia - http://www.imprensaemidia.com.br


Comentário:Pois é leitor, lembrando que na próxima quarta-feira (27/05) a ativista mineira do PEB, Miriam Rezende, estará conosco ao lado do Prof. Rui Botelho e o Brigadeiro do Ar José Vagner Vital (Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) do Ministério da Defesa) para assim debatemos o 'Espaçoporto dos Açores', base de lançamento portuguesa em parceria com vários países a ser implantada no 'Arquipélago dos Açores', uma grande e séria ameaça a operação comercial do futuro Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Comentários