Preguiçoso? Nosso Sol é Menos Ativo do Que Outras Estrelas de Sua Categoria

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (05/05) no site “Canaltech” destacando que o nosso Sol é menos ativo do que outras Estrelas de sua Categoria. 

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO

Preguiçoso? Nosso Sol é Menos Ativo do Que Outras Estrelas de Sua Categoria

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte: Cosmos Magazine, Sky & Telescope
05 de Maio de 2020 às 10h25

Em comparações com outras estrelas semelhantes na nossa galáxia, o Sol é menos ativo magneticamente e mostra menos variações no seu brilho. Isso é o que mostra um novo estudo publicado na revista Science, que analisa estrelas selecionadas porque se assemelham ao Sol em propriedades como temperatura, idade e velocidade de rotação.

De acordo com os pesquisadores por trás do estudo, as 369 estrelas escolhidas são “quase idênticas ao Sol, exceto por sua maior variabilidade”. Por isso, eles cogitam que o Sol também poderia passar por épocas de alta variação de brilho. No Sol, as fases ativa e inativa da irradiância (quantidade de radiação solar por unidade de área) flutua em média apenas 0,07%, enquanto as flutuações das outras estrelas são tipicamente cinco vezes mais fortes. 





Os autores discutem no artigo algumas possíveis explicações para essa diferença - uma delas é que o Sol poderia ser diferente dessas estrelas de maneiras que ainda não foram observadas. Também é possível que nossa estrela tem sido fraca nos últimos 9.000 anos, mas em escalas de tempo muito grandes também haveria fases com flutuações muito maiores.

Em outro estudo, ngela R. G. Santos e Savita Mathur consideram as implicações disso, dizendo que se o Sol atingir níveis mais altos de atividade em determinados momentos, seria “uma notícia bastante desagradável para as sociedades tecnológicas”. É que isso resultaria em tempestades solares mais intensas, o que pode comprometer satélites, ameaçar a vida dos astronautas no espaço e afetar o clima da Terra.


No entanto, Timo Reinhold, autor principal do novo artigo, sugere que não há motivo imediato de preocupação, já que não há indicação dessa "hiperatividade" solar no futuro imediato.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br

Comentários