Sucesso! Protótipo do Foguete Starship Passa em Teste de Ignição do Motor Raptor

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (06/05) no site “Canaltech” destacando que este é o Protótipo do Foguete Starship da SpaceX passa em teste de ignição do Motor Raptor

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO


Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte: ESO, Bad Astronomy
06 de Maio de 2020 às 17h00

Uma semana após passar pelo teste de pressurização criogênica, o protótipo do Starship concluiu com sucesso o teste estático de ignição. Na noite desta terça-feira (5), a SpaceX instalou um motor Raptor no SN4 (nome do protótipo atual) e o deixou queimando combustível por cerca de 4 segundos.

Cerca de 90 minutos após o teste, Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, confirmou que tudo correu bem. "O Starship SN4 passou pelo fogo estático", declarou. Agora, os engenheiros revisarão os dados obtidos antes de realizar outro teste semelhante ou, talvez, um pequeno salto. Se sobreviver, o SN4 poderá subir 150 metros acima das planícies do Texas. 




Este é um grande avanço para o desenvolvimento do Starship, considerando que anteriormente a SpaceX perdeu três protótipos durante testes criogênicos anteriores, levando à explosão dos veículos. O SN4 é o primeiro a sobreviver aos testes de pressurização, avançando para as próximas etapas.

Testes de ignição dos motores e de decolagem são críticos e rígidos, já que envolve o uso de combustíveis super-resfriados em alta pressão. Também será testado o sistema de desligamento dos motores, o que também precisa funcionar dentro dos padrões de segurança.

O SN4 possui apenas os recursos fundamentais para pequenos voos, e não inclui elementos como o cone do nariz e as abas do veículo de lançamento. Mas, enquanto realizava esses testes com este protótipo, a SpaceX já preparou o SN5, o próximo protótipo do Starship, capaz de voar mais alto - rumo à versão final.


Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br 

Comentário: Olha aí leitor, depois de várias falhas nos testes de desenvolvimento desta espaçonave do universo Flash Gordon da SpaceX, pelo que parece o Sr. Elon Musk começou entrar finalmente numa “mare de sorte” com esse projeto fantasioso, enquanto o seu desequilibro (já em estado avançado), continua levando-o agora a atitudes bizarras, usando até mesmo seu inocente filho recém-nascido. Enfim...  

Comentários