Veja Como Serão os Hotéis Espaciais Que o Voo da SpaceX Tornará Possíveis

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante matéria postada ontem (28/05) no site do jornal “Correio Braziliense” tendo informações sobre como serão os hotéis espaciais que o esperado voo da SpaceX possibilitará através do Turismo Espacial.

Duda Falcão

CIÊNCIA E SAÚDE

Veja Como Serão os Hotéis Espaciais Que o Voo da SpaceX Tornará Possíveis

O envio de astronautas para a Estação Espacial Internacional por uma empresa privada é o pontapé inicial de um novo setor de negócios: o turismo epsacial, que terá até hotéis de luxo com vista para Terra

Por Thays Martins
Postado em 28/05/2020 - 17:23
Atualizado em 28/05/2020 - 17:29

(Foto: Divulgação)
A Estação Espacial Von Braun promete quartos de luxo e gravidade artificial.

Já pensou passar umas férias fora da Terra? Parece coisa de filme, mas está cada vez mais próximo de ser uma realidade. O tão aguardado voo da nave Crew Dragon, da empresa SpaceXque ocorreria na quarta-feira (27/5), mas acabou adiado devido ao mau tempo, promete ser um importante passo rumo ao turismo espacial.

Se tudo der certo, esta será a primeira vez que um veículo particular levará astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS). E com a entrada da iniciativa privada no ramo dos voos espaciais, a exploração comercial do setor terá dado o pontapé inicial.

A ideia é que viagens espaciais deixem de ser exclusividade de astronautas e, apostando na tendência, diferentes iniciativas planejam construir hotéis no espaço, com cabines e até quartos de luxo com "vista para a Terra".

Não é possível garantir quais dessas ideias realmente sairão do papel, mas os projetos já apresentados dão uma boa ideia de o que empresários, arquitetos e engenheiros têm em mente para os hotéis espaciais.

(Fotos: The Gateway Foundation/ reprodução)
Projeto da Estação Espacial Von Braun.

(Fotos: Orion Span/ reprodução)
Estação Aurora

(Fotos: Bigelow Aerospace/ reprodução) 
Módulo de Atividade Expansível Bigelow (BEAM)

O Cinco Estrelas Mais Perto das Estrelas 

Uma das iniciativas que entrou na corrida do turismo espacial é a The Gateway Foundation, autora de um dos mais ambiciosos projetos do tipo: a Estação Espacial Von Braun. Batizada com o nome do polêmico engenheiro alemão Wernher von Braun — que, após trabalhar para os nazistas, ajudou os Estados Unidos a erguer a Nasa —, a estação pretende ser um verdadeiro hotel 5 estrelas em órbita da Terra.

Com capacidade de acomodar até 100 turistas, o projeto prevê gravidade artificial para que os hóspedes caminhem normalmente, como nos filmes de ficção científica. O design prevê ainda o formato de uma roda de 190 metros de diâmetro, que será inaugurada em 2025. A conferir.  

Para Se Sentir um Astronauta 

Já a Orion Span lançou há alguns anos o projeto da Estação Aurora, incialmente prevista para ser inaugurada no fim de 2021 para que os hóspedes chegassem já em 2022.

A estação é mais modesta que o hotel Von Braun e se assemelha mais à Estação espacial Internacional. Os hóspedes flutuarão em um espaço bem menor, de 13,3m por 4,3m, a 320km acima da Terra.

A estrutura, disse o fundador da Orion Span, Frank Bunger, garantiria preços mais "acessíveis", o que significa desembolsar US$ 9,5 milhões para uma estada de 12 dias. Mas calma, a passagem está incluída!



Chalés Espaciais 

O plano da Bigelow Aerospace é construir o Módulo de Atividade Expansível Bigelow (BEAM), que consiste em uma linha de "estações espaciais totalmente autônomas e conectadas", como "chalés" individuais. "Essas estruturas únicas que abrigam seres humanos permanentemente serão as maiores e mais complexas estruturas já conhecidas como estações para uso humano no espaço", declarou a empresa. 

Hotel da Nasa? 

Em janeiro deste ano, a Axiom Space, responsável pela SpaceX, foi escolhida pela Nasa para construir um hotel na Estação Espacial Internacional (ISS). O projeto ficaria pronto em 2024. A ideia não é bem que o espaço seja usado para o turismo, mas sim para que astronautas representantes de empresas possam ir até a Estação Espacial. Para isso, eles teriam que desembolsar cerca de US$ 35 mil por dia.


Fonte: Site do Jornal do Correio Braziliense - https://www.correiobraziliense.com.br

Comentário: Bom leitor, apesar da matéria acima apresentar um projeto fantasioso completamente fora de nossa realidade tecnológica atual (a tal Estação Espacial Von Braun) os outros dois são perfeitamente antenados e executáveis com a nossa realidade tecnológica de momento e poderão em breve se tornar uma realidade. Entretanto o que é mais relevante nessa história toda é que essa gente não esta pra brincadeira e que essa década a sociedade humana dará o salto definitivo em direção ao espaço. Enquanto isso na Republica das Bananas...

Comentários