Segundo 'Coordenador de Satélites e Aplicações' de Nossa Piada Espacial (AEB), o Brasil Espera Aumentar Parceria Espacial Com Rússia no Âmbito do BRICS

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (21/04) no site da ‘Sputnik Brasil’, destacando que segundo o coordenador de satélites e aplicações de nossa piada espacial (AEB), o Sr. Rodrigo Leonardi, em declaração dada durante a realização do 38º Simpósio Espacial, ocorrido recentemente em Colorado Springs (EUA), o Brasil espera aumentar parceria espacial com Rússia no âmbito do BRICS. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos e amigas do BS, desde que o Blog Brazilian Space foi criando em 30 de abril de 2009, defendemos e continuaremos defendendo que o país faça acordos espaciais com qualquer país do mudo, e se for o caso, até mesmo com alienígenas. Porém desde que esses acordos venham a ser conduzidos com competência gerencial desde seu início, foco, determinação e seriedade técnica e operacional nas suas definições e que venham realmente beneficiar as nossas atividades espaciais, coisa que convenhamos, não ocorreu e nenhum momento nos últimos 30 anos, graças a governos corruptos, sem compromisso e incompetentes. E cá pra nós entusiastas do BS, duvido muito que esse atual governo venha realizar algo significativo neste importantíssimo setor para o país, basta observar o novo acordo assinado com a China no âmbito do Programa CBERS, é realmente desestimulante, mas um claro sinal dos desmandos e dos erros absurdos que estão ainda por vir, é só dar tempo ao tempo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E SOCIEDADE
 
Brasil Espera Aumentar Parceria Espacial Com Rússia no Âmbito do BRICS
 
Por Sputnik Brasil
Publicado em 21/04/2023 - 07:39
Fonte: Website Sputnik Brasil – https://sputniknewsbrasil.com.br
 
Fonte: AP Photo / Anupam Nath

O Brasil espera o amadurecimento de parceria com a Rússia na pesquisa espacial, no âmbito do grupo de países do BRICS (que também inclui a Índia, China e África do Sul), disse em 20 abril à Sputnik o coordenador de satélites e aplicações da Agência Espacial Brasileira, Rodrigo Leonardi.
 
"Temos cooperação espacial com a Rússia no âmbito do grupo BRICS. É claro que continuamos ligados à [corporação espacial russa] Roscosmos nesse contexto", afirmou o funcionário no marco do 38º simpósio espacial, realizado em Colorado Springs, no centro dos EUA.
 
Leonardi ressaltou que os países do BRICS têm "uma visão de futuro" em temas científicos espaciais.
 
"É um quadro no qual estamos agora a colocar os nossos esforços para compartilhar experiência e informação e que pode evoluir no futuro para termos uma cooperação mais madura juntos. É uma área que temos de explorar", afirmou ele.
 
O cientista também observou que o Brasil está interessado na construção de capacidade, no intercâmbio de estudantes e profissionais e em continuar sua tradição de trabalhar com todos na pesquisa espacial.
 
Ao ser consultado sobre se as atuais tensões entre o Ocidente e a Rússia podem afetar a cooperação com Moscou em assuntos espaciais, Leonardi afirmou: "As tensões afetam todos, diria que não são boas para ninguém."
 
 Ao ser questionado sobre uma eventual participação do Brasil na nova estação espacial que a Rússia construirá, Leonardi mencionou que "é muito cedo" para falar sobre isso.
 
Moscou anunciou em julho passado que se retirará em 2024 da Estação Espacial Internacional, um dos poucos projetos de colaboração conjunta que tinha com os EUA, e que instalará uma própria.
 
Cooperação Com China
 
Por outro lado, o funcionário apontou que o Brasil vai continuar colaborando com Washington e com Pequim, apesar das tensões políticas entre as duas nações.
 
"Temos muitas interações no âmbito comercial, e em referência ao espaço contamos com um programa com a China chamado CBERS [sigla em inglês para Satélite de Recursos Terrestres China-Brasil]", e acrescentou: "Já tem 30 anos, e estamos planejando seguir trabalhando com ela nesse marco."
 
"Não somos tímidos ao trabalhar com os Estados Unidos ou com os chineses", garantiu.
 
Vários países manifestaram sua intenção de aderir ao BRICS, como a Arábia Saudita, Argentina, Egito, Irã, Indonésia e Turquia.

Comentários

  1. Está história não vai colar! -----> "Por outro lado, o funcionário apontou que o Brasil vai continuar colaborando com Washington e com Pequim, apesar das tensões políticas entre as duas nações." Para compreender melhor como o Estado Unidos - EUA, no cenário "geopolítica e diplomática" como agir na surdina. Assistem o Filme: Segredos Oficiais (Official Secrets). Não vai colar o tal papinho que o Brasil andará de mãos dadas com EUA e China. O atual cenário do BRCS não será aplicado a tal parceria com os Estados Unidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário