LAAD 2023: Revista Tecnológia & Defesa Entrevista 'João Brasil Carvalho Leite', Diretor-Presidente da Avibras. Confira!

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma entrevista com o diretor-presidente da Avibras, o Sr. João Brasil Carvalho Leite, realizada durante a LAAD 2023 e postada hoje (14/04) no site da 'Revista Tecnologia & Defesa'. Vale a pena conferir e prestar bastante atenção na parte pintada em amarelo da entrevista .
 
Brazilian Space
 
INDÚSTRIA - LAAD 2023
 
Avibras, Uma Visão Real
 
Uma conversa com João Brasil Carvalho Leite, o diretor-presidente da Avibras Aeroespacial, durante a LAAD 2023.
 
Por Paulo Roberto Bastos Jr.
14 de abril de 2023
Fonte: Revista Tecnologia & Defesa - https://tecnodefesa.com.br
 

Tecnologia & Defesa – A Avibras tem sido notícia na imprensa, em relação à sua situação financeira e quanto ao futuro, principalmente sobre possíveis grupos interessados em adquiri-la. O que existe de verdade nisso e qual é a situação atual da empresa?
 
João Brasil – Realmente, existem diversas empresas interessadas na Avibras, mas não as citadas pela imprensa. Estamos buscando empresas estratégicas investidoras, que sejam do ramo, que entendam nosso valor de verdade, onde possamos chegar a uma proporcionalidade que leve a uma situação de manutenção dos empregos e para isso precisa ser uma empresa que saiba valorizar o capital intelectual e o potencial na geração de negócios. 
 
T&D – Mas se o interesse é em uma empresa investidora, por que necessariamente ela tem que ser do ramo?
 
João Brasil – Para o futuro. Hoje estamos sustentando a Avibras à duras penas, desde boa parte do ano passado, e estamos nos  últimos suspiros para segurar a empresa até que comecemos a fazer as vendas, as quais as Forças Armadas estão nos ajudando a realiza e que vão nos levar ao segundo semestre, quando as coisas acontecerão. Então, não estamos olhando para investidores apenas para “salvar a lavoura”, mas para captar desenvolvimentos de produtos futuros e, somente empresas do ramo, para ter complementaridades de portfólio e comercial. Existem várias empresas que têm uma aquisição de clientes em áreas diferentes das nossas, ou em países diferentes daqueles que atendemos, onde o cliente já esteja adquirido, pois já conhece a eventual empresa e nela confia. Assim sendo, chegaremos devidamente ciceroneados pelo nosso parceiro. Isso é um ponto muito importante. 
 
T&D – E onde o governo brasileiro entra nessa história?
 
João Brasil – Existe um esforço e uma percepção de que o Governo Brasileiro irá conseguir resolver os problemas de garantias dos contratos das empresas de defesa, principalmente as com produtos com alto valor agregado, porém, há mais de 50 anos existem planos e nenhum governo, por mais bem intencionado que tenha sido, conseguiu dar solução. E uma coisa que devemos observar é que nossa praça bancaria não quer ajudar as empresas de defesa, pois nos consideram um “problema reputacional”. Mas o fato é que não podemos ficar apenas na esperança quanto a  uma ação do governo, mas temos que buscar uma solução que seja real e imediata, então a Avibras precisa de um parceiro. 
 
T&D – Existem muitos pretendentes?
 
João Brasil – Sim, mais de trinta, isso tirando as empresas que querem comprar a Avibras inteira apenas para fechá-la, e posso te dar uma lista de umas quinze que fariam isso. No momento, estamos em uma fase de filtragem, e ainda estamos na faixa da dezena. Um ponto importante é que o Governo Brasileiro está prestando muita atenção neste processo, mas nossa posição é: queremos candidatos a investidores, há mais de um e nós é que vamos escolher. Não queremos apenas dinheiro, mas um parceiro que reconheça o nosso valor, nossa capacidade intelectual e tecnológica, o fato de estarmos no Brasil, que temos uma Engenharia de primeira linha e que a fábrica de Jacareí possui uma enorme diversidade de tecnologias e capital humano e que consegue fazer praticamente qualquer coisa. 
 
T&D – E como as Forças Armadas estão ajudando?
 
João Brasil – As compras “a toque de caixa” feitas pelas nossas Forças Armadas, principalmente de munição e componentes, vão nos ajudar a passar os próximos meses. Apoiamos a Força Aérea no Programa Espacial Brasileiro, principalmente no do motor-foguete S50, mas o que está faltando é “combustível financeiro” para podermos carregá-lo com 12 toneladas de combustível sólido. Estamos conseguindo conduzir os trabalhos em camadas, e a FAB tem nos apoiado o tempo todo. Também precisamos de recursos financeiros para continuar com o trabalho de certificação dos mísseis MTC, do Exército, e o MANSUP, da Marinha, e ambas têm nos apoiado como podem. Hoje, as Forças olham para a Avibras e reconhecem que é uma empresa muito importante no processo de assimilação tecnológica e sua retenção, de várias tecnologias essenciais. Dessa forma, eu tenho visto apoio em todos os lugares, principalmente entre os comandantes.
 
T&D – Os problemas trabalhistas têm impedido a continuidade desses projetos?
 
João Brasil – O sindicato dos trabalhadores tem tomado ações contra a Avibras, pois estamos com débitos, mas é um fato que conseguimos fazer certas operações para trabalhar e tentamos administrar com o que temos. As compras das Forças Armadas vão nos ajudar a passarmos os próximos meses e a prioridade é regularizar a questão salarial.
 

Comentários

  1. Primeiramente, parabéns ao Brazilian Space (BS) em abortar está matéria que é de suma importância para o cidadão brasileiro(a)s, tenha o conhecimento dos fatos.
    Ao analisar as palavras do EXCELENTÍSSIMO Senhor Diretor-presidente da AVIRAS, o Sr. João Brasil Carvalho Leite, realizada durante a LAAD 2023. Poderemos aplicar a famosa frase: "Para inglês ver; essa famosa expressão tem como significado fingir que fez algo ou fazer mal feito. Ela surgiu na primeira metade do século 19, quando a Inglaterra, por interesses econômicos, tentou abolir a escravidão no mundo.
    Ou seja, ele com Diretor-presidente da AVIRAS, tem o dever de apresentar informações verdadeira sobre o real cenário do "motor-foguete S50", e também sobre processo de Recuperação Judicial da AVIBRAS. Com toda está "elegância na foto acima", solicitamos por gentileza que vossa excelência tenha a humildade de tratar cordialmente os colaboradores demitidos.
    Eu desejo sucesso a Empresa AVIBRAS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário