Lander Hakuto-R-1 da Startup Japonesa Ispace Infelizmente Fracassou em Pousar na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora a notícia postada ontem (25/04) no site ‘Canaltech’ tendo como destaque o que infelizmente muitos já sabem, ou seja, o fracasso da tentativa de pouso na Lua do ‘Lander Hakuto-R’ da startup japonesa Ispace. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Japonesa Ispace Perde Sinal do Lander Hakuto-R ao Tentar Pousar na Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
25 de Abril de 2023 às 14h18
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Ispace

Nesta terça-feira (25), o lander Hakuto-R tentou pousar na Lua, o que transformaria a japonesa ispace na primeira empresa privada a conseguir realizar um pouso controlado em nosso satélite natural. O pouso deveria ter acontecido por volta das 13h40, no horário de Brasília, mas o Hakuto-R parece ter se chocado contra a superfície lunar. Ao menos é o que tudo indica, já que a empresa perdeu a comunicação com a nave no instante em que o pouso deveria acontecer.
 
A descida do lander à superfície lunar foi exibida pela empresa ao vivo, usando dados de telemetria convertidos em uma animação, em tempo (quase real). Às 13h30, membros da missão confirmaram o recebimento de sinais do Hakuto-R, indicando que ele tinha retornado do lado afastado da Lua e que já estava iniciando a sequência final que o levaria ao solo lunar.
 
Antes do momento trágico, enquanto a nave ainda estava nos preparativos para a descida, foram exibidas imagens da superfície da Lua, junto de outra que mostrava a Terra sobre o horizonte lunar, capturadas pelas câmeras do lander em órbita na segunda-feira (24).
 

Para o pouso, o lander iniciou a sequência de descida à superfície da Lua às 12h40, no horário de Brasília. Depois, executou uma série de passos — o primeiro deles foi o acionamento de seus motores, que o ajudaram a frear. Em seguida, com o uso de seu sistema de propulsão principal, o lander desacelerou e executou comandos pré-configurados, que permitiram ajudar a direção e reduzir a velocidade.
 
Após a aproximação final e um período sem atualizações devido à perda de sinal, às 14h09 a empresa confirmou a falha definitiva nas comunicações, deduzindo que o pouso não teria sido bem-sucedido. Porém, a empresa ainda vai investigar o ocorrido antes de confirmar a provável colisão com o solo — tal qual aconteceu com a israelente SpaceIL em 2019, quando tentou pousar a nave Beresheet, que se "espatifou" na Lua no instante do pouso.
 

O Hakuto-R deveria ter pousado no interior da cratera Atlas. Segundo a empresa, o local foi escolhido porque atende às especificações técnicas da demonstração de tecnologia da missão, além dos objetivos de exploração científica e requisitos propostos pelos clientes da ispace.
 
Abaixo, você confere a reprise da tentativa de pouso do Hakuto-R na Lua:
 

O que é o lander Hakuto-R?
 
O Hakuto-R foi lançado no ano passado por um foguete Falcon 9. Ele entrou na órbita lunar em março e passou as últimas semanas orbitando nosso satélite natural em uma trajetória que o levou para 100 km da superfície.
 
Trata-se de uma demonstração de tecnologia que, em seu interior, levava cargas úteis comerciais e governamentais — entre elas, está (ou estava) o rover Rashid, dos Emirados Árabes Unidos, que iria explorar o terreno lunar.
 
Se o pouso tivesse sido bem-sucedido, a ispace se tornaria a primeira empresa privada a levar um lander à superfície da Lua. Contudo, a equipe, ainda que visivelmente abalada com as más notícias ao final da transmissão, deixou claro que vai continuar trabalhando em futuras missões com este objetivo, encerrando com a seguinte mensagem: "never quit the lunar quest" — que pode ser traduzida livremente neste contexto para "nunca desista de alcançar a Lua".

Comentários

  1. Enviando o nosso encorajamento e parabéns a
    Startup Privada ispace_inc do Japão, para sua missão lunar #HakutoR, apesar dos desafios enfrentados no pouso. A busca pela exploração espacial é cheia de desafios e aplaudimos seu esforço em ultrapassar os limites da tecnologia espacial! 🛰️🌕 #Japão #EuApoioHakutoR

    ResponderExcluir

Postar um comentário