Encontrado Exoplaneta Com Potencial de Vida Através da Detecção de Um Possível Campo Magnético

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (06/04) no site ‘Olhar Digital’, destacando que e um Exoplaneta com Potencial de Vida foi encontrado há apenas 12 anos-luz da Terra com sinais de rádio. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço
 
Planeta Com Potencial de Vida Encontrado Com Sinais de Rádio
 
O campo magnético é uma das características importantes para a existência de atmosfera em um planeta
 
Por Lucas Soares
06/04/2023 - 14h26
Atualizada em 06/04/2023 - 21h22
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Um provável campo magnético foi encontrado ao redor do exoplaneta YZ Ceti. Localizado a apenas 12 anos-luz de nós, o tamanho parecido com a Terra e a possível presença de atmosfera pode fazer esse mundo ter condições de abrigar vida.
 

Claro, ainda é cedo para tirar conclusões, e outros planetas do tipo já foram encontrados e descartados após uma análise mais profunda das condições, mas o campo magnético em um local desse tipo é um achado e tanto.
 
Por que é importante? O campo magnético é uma das características importantes para a existência de atmosfera, que é fundamental para a vida. Basicamente, o campo protege a atmosfera dos raios solares.
 
As ondas de rádio da estrela YZ Ceti e o planeta YZ Ceti b foram observadas pelos telescópios Karl G. Jansky Very Large Array, no Novo México, Estados Unidos.
 
Os pesquisadores acreditam que o sinal tenha sido criado por conta da interação entre o campo magnético do planeta e sua estrela mãe.
 
“Vimos a explosão inicial e ela parecia linda”, disse o principal autor do estudo, Sebastian Pineda, astrofísico pesquisador da Universidade do Colorado em Boulder, em um comunicado. “Se um planeta sobrevive com uma atmosfera ou não, pode depender se o planeta tem um forte campo magnético ou não”, completou ainda.
 
* Em pesquisas anteriores, esse tipo de campo foi identificado em planetas semelhantes à Júpiter;
 
* Mas em planetas do tamanho da Terra, com mais potencial de existir vida, isso é raro. 
 
Características do Planeta 
 
* O planeta YZ Ceti b tem um tamanho parecido com o da Terra, mas leva apenas um dia para completar uma volta inteira ao redor de sua estrela; 
 
* Esses dados fazem com que esse seja o exoplaneta rochoso com mais chances de possuir campo magnético.
 
A busca por mundos potencialmente habitáveis ou com vida em outros sistemas solares depende em parte da capacidade de determinar se exoplanetas rochosos semelhantes à Terra realmente têm campos magnéticos” 
 
Joe Pesce, diretor de programa do National Radio Astronomy Observatory

Comentários