Primeira Tentativa de Pouso do 'Lander Hakuto-R' Japonês Ocorrerá Hoje, e Poderá Ser Acompanhada ao Vivo. Fiquem Atentos!

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada hoje (25/04) no site ‘Canaltech’ informando que a tentativa de pouso lunar do Lander Hakuto-R  japonês, deverá ocorrer as 14h40 de hoje (horário de Brasília) e poderá ser acompanhada ao vivo pelo link que segue na matéria abaixo.
 
Sensacional, estaremos acompanhando esse grande momento histórico da astronáutica japonesa e dos Emirados Árabes Unidos (EAU), e convido a todos nossos entusiastas que fiquem atentos.
 
Avante Lander Hakuto-R!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Hakuto-R | Nave japonesa vai pousar na Lua nesta terça. Assista ao vivo!
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
25 de Abril de 2023 às 05h00
Fonte: ispace
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ispace

O lander Hakuto-R, da japonesa ispace, tentará pousar na superfície lunar na terça (25). Se tudo correr bem, ele se tornará a primeira nave privada a pousar na Lua e, ainda, vai adicionar o Japão à breve lista de países que conseguiram descer suas naves ao nosso satélite natural. Até então, somente China, União Soviética e Estados Unidos conseguiram o feito.
 
O local primário para a tentativa de pouso é a cratera Atlas, uma formação com quase 90 km de diâmetro localizada na região externa de Mare Frigoris, no extremo norte lunar. Se as condições exigirem uma mudança no local de pouso, a ispace conta com outras três alternativas; caso siga com alguma delas, o pouso acontecerá no dia 26 de abril, ou então em 1º ou 3 de maio.
 

Para descer à superfície lunar, o Hakuto-R vai precisar executar uma sequência de passos que devem levar uma hora até serem concluídos. O primeiro deles é o acionamento de seus motores para a frenagem e desaceleração em órbita; depois, com uma série de comandos pré-estabelecidos, ele vai ajustar sua direção e reduzir a velocidade para um pouso suave na Lua.
 
Lançado em 2022 por meio da missão M1 (sigla de "Mission 1"), o Hakuto-R está orbitando a Lua em uma trajetória que permite ficar a 100 km da superfície. Desde sua inserção na órbita do nosso satélite natural, ele enviou belas fotos tiradas do espaço — a mais recente delas mostra a Terra “nascendo” por trás da Lua durante o eclipse solar híbrido, ocorrido no dia 20.
 
(Imagem: Reprodução/ispace)
Esquema da sequência de pouso do Hakuto-R.
 
Em seu interior, o lander leva o rover Rashid, da agência espacial dos Emirados Árabes Unidos. Ele conta com um sistema de inteligência artificial e câmeras desenvolvidos por empresas canadenses e, se o lander pousar, o rover irá procurar minerais e compostos de interesse na superfície lunar.
 
Como Assistir ao Pouso do Hakuto-R ao Vivo
 
 A tentativa de pouso do lander Hakuto-R está programada para acontecer às 14h40, no horário de Brasília desta terça-feira (25). A ispace irá transmitir a ação a partir das 12h em seu canal no YouTube. Você pode acompanhar pelo vídeo abaixo:
 

Comentários