INPE e AEB Participam da MCDR do Satélite SABIA-Mar Argentino

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma curiosa notícia postada ontem (26/04) no site oficial do ‘Instituto Nacional de Pesquisas Informações (INPE)’, destacando que membros da nossa piada espacial e o próprio INPE estiveram recentemente em Córdoba (ARG) participando da ‘Mission Critical Design Review (MCDR) do SABIA-Mar Argentino. Para entender melhor essa história, leia a nota do INPE abaixo.
 
Aproveitamos aqui para agradecer publicamente ao nosso colaborador argentino MARTIN MARTELETTI pelo envio desta notícia.
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias
 
INPE e AEB Participam da MCDR do Satélite SABIA-Mar Argentino
 
Publicado em 26/04/2023 - 00h00
Atualizado em 26/04/2023 - 13h51
 
Em recente visita à Argentina, a Sra Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, declarou ser importante que o Brasil retomasse as negociações com a CONAE (Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina) a fim de avançar com a construção da Missão Conjunta SABIA-Mar.
 
Em atenção à determinação da Sra. Ministra, os representantes do INPE e da AEB, Clezio Marcos De Nardin (Diretor do INPE) e Adenilson (Coordenador-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais do INPE) e Rodrigo Leonardi (Coordenador de Satélites e Aplicações da AEB) estiveram em Córdoba para discutir com o Diretor da CONAE, Raúl Kulichevsky, sobre os aspectos técnicos e programáticos necessários de serem acordados para que os interesses de ambos os países seja atingido satisfatoriamente.
 
Entre os temos discutidos, chegou -se a conclusão que é importante aproveitar o legado do satélite Amazonia 1, “aproveitando a disponibilidade de hardware da Plataforma Amazonia e da carga útil do programa brasileiro para complementar e agregar valor à Missão SABIA-Mar”, conforme descrito na minuta da reunião realizada dia 24 de abril. Nesta reunião também estiveram presentes as Sras. Laura Frulla (Física e Pesquisadora da SAOCOM), Josefina Peres (Gerente de Projetos de Satélites da CONAE), e Ana Medico (Subgerente Cooperação Institucional da CONAE).
 
Além dessa atividade, os representantes da AEB e INPE também compareceram à revisão Mission Critical Design Review (MCDR) do SABIA-Mar Argentino que ocorre nas instalações do Teófilo Tabanera Space Center (CETT) da CONAE, em Córdoba, entre os dias 23 a 28 de abril de 2023, cujo propósito geral desta revisão é avaliar o status do design do projeto para, na sequência, dar início às atividades de Montagem Integração e Teste (AIT) do Modelo de Voo (FM).
 
A abertura da revisão foi realizada pelo diretor executivo Raul Kulichevsky, e os colegas da CONAE, Martin Alvarez (Gerente de Missão do SABIA-Mar) e Carolina Tauro (Pesquisadora Principal do SABIA-Mar). A banca foi presidida por Gustavo Wiman (INVAP) e por Amit Sem (NASA/JPL), que também contou com a participação presencial de Robert Frouin (Scripps institution of Oceanography), Eugene Waluschka (NASA/GSFC), Jean-Marc Laherre (CNES), Tooraj Kia, (NASA-JPL), Rodrigo Leonardi (AEB), Adenilson Silva (INPE), Aymé Meygret (CNES) e remotamente de Victoria Van Oppen (SOLENIX), Gianni Casonato (EUMETSAT), Frederick Patt (NASA-GSFC), e Gene Feldman (NASA-GSFC).
 

Comentários