Canal 'Brasil Com Ciência': Entrevista Dr. Adenilson Silva, Coordenador dos Novos Satélites do Programa CBERS

Olá leitores e leitoras do BS!
 
No dia 03/04, o canal 'Brasil com Ciência' do youtube, ligado ao 'Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT)' de São José do Campos-SP, postou um vídeo (veja abaixo) intitulado 'O CBERS 6 vem aí, agora com SAR!', onde o principal tema foi uma entrevista com o Dr. Adenilson Roberto da Silva, servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que será o responsável em coordenar a construção do novos satélites do Programa CBERS (CBERS 5 e 6).
 

Nesta entrevista o Dr. Adenilson Silva passa uma visão de como será conduzida esta nova iniciativa com os chineses, e vale a pena a todos entusiastas do BS assistirem com bastante atenção esta entrevista. Notem que na entrevista o Dr. Adenilson do INPE enaltece o CBERS-6 (este radar) e não dá muita atenção ao CBERS-5 (este ótico), um verdadeiro trambolho que ainda sim vai ser levado avante.
 
Entretanto amigos o Canal do BS, durante a realização da nossa coluna 'Espaço Semanal' do dia 23/03/2023 (veja abaixo), o Prof. Rui Botelho apontou com propriedade os problemas que infelizmente atingem este Programa CBERS e vale a pena aos nossos entusiastas ouvirem com atenção as ponderações do Prof. Rui Botelho.
 

Vale ressaltar também que durante a realização 'I Congresso Aeroespacial Brasileiro' lá em Novembro de 2018, o Prof. Rui Botelho apresentou o artigo "Revisão da Realidade Brasileira em Termos da Aplicabilidade de Pequenos Satélites para Missões de Sensoriamento Remoto" (https://www.researchgate.net/publication/337059180_Revisao_da_Realidade_Brasileira_em_Termos_da_Aplicabilidade_de_Pequenos_Satelite) apresentando em detalhes o anacronismo e custos elevados dos Satélites CBERS, em comparação com outros projetos e a tendência mundial para sensoriamento remoto óptico. Confiram!

Brazilian Space

Comentários