NASA Cria Consórcio Para Manutenção de Equipamentos em Órbita e no Espaço

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia publicada no dia (20/04) no site ‘Mundo Conectado’, destacando que a NASA criou um ‘Consórcio’ voltado à ‘Manutenção de Equipamentos em órbita e no espaço’. Saibam mais pelo notícia abaixo.
 
Brazilian Space
 
NASA Cria Consórcio Voltado à Manutenção de Equipamentos em Órbita e no Espaço
 
Grupo quer modernizar ecossistema espacial e torná-lo mais sustentável à medida em que desenvolve novas tecnologias
 
Por Fabio Tarnapolsky
20/04/2023 às 13:30:00
Fonte: NASA
Via Site Mundo Conectado - https://mundoconectado.com.br
 
Foto: Créditos: Frank Rubio/NASA

A NASA anunciou nesta quarta-feira, 19, a criação do Consórcio para Mobilidade Espacial e Capacidades de Manutenção, Montagem e Fabricação no Espaço (COSMIC, na sigla em inglês). A ideia é facilitar os reparos e revisões de máquinas lançadas no Universo e aumentar os ciclos das missões.
 
Formulado e financiado pela Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial (STMD) da agência, o grupo pretende oferecer reabastecimento, realocação e modernização de espaçonaves já ativas e também auxiliar na construção, com tecnologias de impressão 3D e montagens em órbita. De acordo com a NASA, esses métodos ajudam na sustentabilidade e durabilidade da área.
 
(Michael Guinto/NASA)
Manutenção de equipamentos é essencial para o sucesso de missões espaciais.
 
Segundo Jim Reuter, administrador associado do STMD na sede da agência em Washington, o foco atual é "promover uma aliança nacional entre governo, indústria, instituições de pesquisa sem fins lucrativos e academia para garantir que os Estados Unidos sejam o líder global em ISAM (sigla para Manutenção, Montagem e Fabricação no Espaço)".
 
Construção e Reparo de Veículos de Extensão de Missão
 
O executivo ainda incluiu que a criação do consórcio reúne as partes envolvidas no desenvolvimento e acompanhamento de novas missões em um único local. Alguns dos serviços que devem ser atendidos são a construção e reparo de Veículos de Extensão de Missão (MEVs), satélites geoestacionários e modernização de tecnologias em órbita.
 
“A NASA, as agências governamentais e a indústria investiram em tecnologias ISAM robóticas por décadas”, adicionou Trudy Kortes, diretora de demonstrações de tecnologia da STMD. “Ainda assim, é raro que os satélites modernos sejam projetados e construídos com coisas como reabastecimento e outros reparos robóticos em mente. Queremos mudar isso", completou.
 
As capacidades visadas pelo COSMIC são fundamentais para permitir a exploração do espaço profundo, visto que qualquer viagem pelo Universo dura muito tempo. Não somente isso, também ajudam na implementação de tecnologias úteis em nosso próprio planeta, como as voltadas a combater as mudanças climáticas.

Comentários