Missão JUICE é Lançada com Sucesso e Segue Rumo ao Planeta Júpiter em Uma Longa Jornada de 8 Anos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma sensacional notícia postada ontem (14/04) no site ‘Canaltech’ destacando que finalmente a Missão JUICE da ESA está em rota para o Planeta Júpiter, após ter sido lançada com sucesso no dia de ontem da Base de Kourou, na Guina Francesa. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos e amigas do BS, sensacional mesmo, e agora teremos de esperar por oito anos para que a humanidade comesse a fazer novas descobertas sobre este fantástico sistema composto pelo Planeta Júpiter e suas inúmeras luas. Infelizmente eu não estarei mais por aqui para conferir junto com vocês, mais o Prof. Rui Botelho certamente estará, e poderá comemorar junto com todos vocês as fantásticas descobertas que estão por vir com essa Missão JUICE.
 
Avante Missão JUICE!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
JUICE é Lançada e Segue Rumo a Júpiter e Suas Luas
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
14 de Abril de 2023 às 09h26
Fonte: ESA
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA/ATG/NASA/J. Nichols/JPL/University of Arizona/DL
 
A missão Jupiter Icy Moons Explorer (JUICE) foi lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) na sexta-feira (14), após um adiamento devido a condições meteorológicas desfavoráveis. Agora, ela segue em uma viagem de aproximadamente oito anos com destino a Júpiter e suas luas, em busca de respostas para perguntas sobre o planeta e seus satélites naturais.
 
A JUICE chegou à Guiana Francesa, o local do lançamento, em fevereiro, e no início de abril foi instalada no estágio superior do foguete Ariane 5, sua “carona” para Júpiter. Já na sexta (14), com condições adequadas para o lançamento, o veículo deixou a plataforma do Centro Espacial Guyanais, na Guiana Francesa, às 9h15 no horário de Brasília.
 

Em menos de 30 minutos, a JUICE deve se separar do estágio superior do foguete e, após a separação, ela enviará o primeiro sinal para o centro de controle da missão, que vai verificar se há uma boa comunicação estabelecida com a nave. No início da tarde, quase três horas após o lançamento, a JUICE deverá ter finalizado a implantação dos painéis solares.
 
Nos próximos 17 dias, ela vai implantar seus instrumentos; quando todos estiverem prontos, os cientistas da missão vão passar dois meses verificando se tudo está funcionando bem. Se a etapa tiver sucesso, a nave iniciará a fase de cruzeiro que a levará a Júpiter, chegando ao planeta em dezembro de 2031.
 
Você pode assistir à reprise do lançamento no vídeo abaixo:
 

O Que é a Missão JUICE?
 
A JUICE seguirá esta longa jornada com destino a Júpiter para ajudar os cientistas a entenderem a evolução do planeta e de luas, além da possibilidade de algumas delas terem condições de abrigar formas de vida. Para isso, ela vai observar detalhadamente Júpiter e as luas Ganimedes, Calisto e Europa, escolhidas devido aos oceanos que provavelmente existem, escondidos sob suas crostas.
 
A ideia não é apenas estudar estas luas, mas também caracterizá-las como objetos planetários e possíveis habitats para formas de vida. Além disso, a JUICE estudará também o sistema joviano como uma espécie de “modelo” para os sistemas dos demais planetas gigantes gasosos existentes no universo.
 
(Imagem: Reprodução/ESA/NASA)
A missão JUICE levará cerca de oito anos para chegar a Júipiter e suas luas.
 
Quando chegar a Júpiter, em 2031, a JUICE vai entrar na órbita do planeta e fará alguns sobrevoos por suas luas geladas e mais internas. Já em 2034, ela entrará na órbita de Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar. A nave vai dedicar nove meses à exploração deste mundo e, depois, encerrará sua missão com um mergulho “fatal”, colidindo com sua superfície.
 
Missão JUICE e os Satélites de Júpiter
 
Após chegar ao planeta, a JUICE vai realizar um total de 35 sobrevoos por Europa, Ganimedes e Calisto — a maior parte deles acontecerá nesta última, conhecida por ser uma das luas com mais crateras no Sistema Solar. Ao estudar o campo gravitacional dela, a JUICE pode revelar o que há sob sua superfície.
 
Ao longo da missão, a sonda fará dois sobrevoos por Europa e vai examinar regiões com rachaduras na superfície da lua, onde pode haver trocas de material com o oceano em sua subsuperfície. É possível que existam ali substâncias relacionadas a formas de vida que talvez tenham existido.
 
(Imagem: Reprodução/ESA/ ATG MediaLab)
Representação da sonda JUICE e Ganimedes, lua de Júpiter que será seu alvo científico primário.
 
Por fim, a missão estudará a lua Ganimedes, seu alvo científico primário. A JUICE vai fazer história ao se tornar a primeira nave a orbitar uma lua que não é a da Terra, e poderá determinar a dimensão do oceano da subsuperfície desta lua, a origem de seu campo magnético e formações na superfície.
 
Apesar da “agenda apertada”, a JUICE aproveitará a estadia no sistema joviano para analisar também outras luas do planeta, como Io, conhecida por seus vulcões. Ainda, a sonda vai estudar Metis, Adrastea, Amalthea e Thebe, algumas das menores e mais internas luas de Júpiter.

Comentários