A 'Sonda Espacial HOPE' dos EAU Tira Fotos de Alta Resolução da 'Lua Deimos' do Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (24/04) no site ‘Canaltech’ destacando que a ‘Sonda Espacial HOPE’ dos Emirados Árabes Unidos (EAU) tirou fotos recentes de Marte onde aparece a Lua Deimos. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos e amigas do BS, enquanto o Mister M da nossa piada espacial continua viajando pelo mundo as nossas custas ganhando seus dividendos extras, e a tal Ministra Luciana Santos do atual governo aprontando suas asneiras mundo afora, vejam o que é um pais sério como o EAU vai construindo no espaço.
 
Notem que neste momento em que eles apresentam fotos de alta resolução da Lua Deimos de Marte, no dia de hoje estão também bem próximos de fazer história junto com os japoneses através da primeira tentativa de pouso lunar do Lander Hankuto-R, quando então, se bem sucedido for, colocará na superfície da lua terrestre o seu Rover Rashid. Sensacional, não? Pois é, quem planta colhe o que plantou e eles estão plantando, e nós também.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Lua Marciana Deimos Aparece em Novas Fotos da Sonda Árabe Hope
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
24 de Abril de 2023 às 12h49
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Emirates Mars Mission

A sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos, tirou fotos incríveis da lua Deimos, o menor satélite natural de Marte. As imagens foram capturadas em março, quando a nave fez um sobrevoo e ficou a aproximadamente 100 km da superfície desta lua.
 
A nave orbita o Planeta Vermelho em uma trajetória que a coloca em posição privilegiada para estudar Deimos. Como a órbita dela é bastante ampla, a nave fica entre 20 mil e 43 mil quilômetros do planeta, conseguindo observar grandes partes da atmosfera dele de uma só vez — e, de bônus, conseguiu ainda se aproximar da lua.
 
Abaixo, você confere algumas das imagens capturadas durante o sobrevoo:
 


Durante a passagem por Deimos, a sonda Hope conseguiu tirar fotos e aproveitou para realizar observações na luz ultravioleta e infravermelha, coletando dados de regiões jamais examinadas tão detalhadamente. Com estes dados em mãos, os cientistas podem investigar como surgiram Deimos e Fobos, a dupla de luas que orbita Marte.
 
“Estamos incertos sobre as origens de ambas”, observou Hessa Al Matroushi, cientista que lidera a missão. “Uma teoria antiga é que elas são asteroides capturados, mas há perguntas sem resposta sobre a composição delas”, acrescentou ela, em uma apresentação dos resultados em uma conferência realizada durante a União Europeia de Geociência.
 
Entretanto, as observações realizadas pela Hope sugerem que, talvez, esta explicação não esteja correta. As luas parecem ter composição mais parecida com a de Marte do que com a de asteroides, indicando que podem ter se formado a partir do planeta ou do material que o originou.
 
Lançada em julho de 2020, em fevereiro do ano seguinte a Hope Mars entrou na órbita de Marte. Esta é a primeira missão interplanetária já lançada pela agência espacial dos Emirados Árabes Unidos e, originalmente, deveria durar apenas um ano marciano (algo próximo de dois anos na Terra). Entretanto, o país decidiu estender a missão para a sonda seguir estudando o Planeta Vermelho e suas luas por mais tempo.

Comentários