Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Indica Representantes Para a Tal Audiência na Corte Internacional Sobre o Caso dos Quilombolas

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (18/04) no site da 'Revista Sociedade Militar' destacando que o ‘Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas’ indica representantes para audiência na Corte Internacional sobre o Caso dos Quilombolas em Alcântara. Saibam mais pela notícia abaixo.
 
Brazilian Space 
 
GEOPOLÍTICA - INTERNACIONAL - DEFESA – ETC
 
Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Indica Representantes Para Audiência na Corte Internacional Sobre o Caso dos Quilombolas em Alcântara
 
Delegação oficial será composta por membro do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e da Consultoria Jurídica para defender os interesses do Brasil no julgamento
 
Por Jefferson S
18/04/2023
Fonte: Site Revista Sociedade Militar – https://www.sociedademilitar.com.br
 
O embate em torno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Brasil e as comunidades quilombolas da região continua atraindo atenção internacional. Conforme noticiado anteriormente, o caso “Quilombolas de Alcântara vs. Brasil” está previsto para ser julgado na Corte Interamericana de Direitos Humanos entre os dias 24 e 26 de abril de 2023, em Santiago, Chile.
 
Em resposta, o CHEFE DO ESTADO-MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS, através da PORTARIA GAB CAE/CAE/EMCFA-MD Nº 2.155, DE 13 DE ABRIL DE 2023, designou a delegação oficial do estado brasileiro para participar da audiência pública relativa ao caso.
 
A delegação será composta por profissionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e da Consultoria Jurídica, composta pelo Brig do Ar R/1 ADRIANO BERALDO ANDRADE e Dr. BRUNO CORREIA CARDOSO.
 
A delegação oficial tem a responsabilidade de defender os interesses do Brasil no julgamento, enfrentando as alegações das comunidades quilombolas e das ONGs que as apoiam.
 
Conforme mencionado na notícia anterior, há indícios de que a mobilização das comunidades quilombolas e das ONGs é influenciada por interesses de países estrangeiros, como a França, que veem o crescimento do CLA como uma ameaça à sua própria base de lançamentos em Kourou, na Guiana Francesa.
 
O governo brasileiro e o Centro de Lançamento de Alcântara enfrentam um cenário complexo, no qual é necessário equilibrar os interesses econômicos, políticos e sociais, garantindo que os direitos das comunidades locais sejam respeitados e que o desenvolvimento da tecnologia espacial no Brasil ocorra de forma justa e sustentável.
 
A resolução do caso na Corte Interamericana de Direitos Humanos poderá trazer maior clareza às reivindicações das comunidades quilombolas e às ações das ONGs envolvidas. É essencial que os órgãos nacionais e internacionais atuem de maneira transparente e imparcial para assegurar que os interesses de todas as partes sejam considerados.
 
O Brasil tem a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas e promover seu desenvolvimento científico e tecnológico por meio do CLA. No entanto, é crucial equilibrar esses avanços com a preservação dos direitos e tradições das comunidades locais, promovendo um futuro sustentável.

Comentários